O Brasil registrou, em média, quatro feminicídios e 187 casos de estupro de mulheres por dia no primeiro semestre de 2025. Os dados fazem parte do Mapa Nacional da Violência de Gênero, divulgado na manhã desta terça-feira (26), e apontam para a persistência da violência contra a mulher no país.

O levantamento foi realizado com base em registros de ocorrência extraídos do Ministério da Justiça e Segurança Pública, e organizado em parceria pelo Instituto Natura e o Observatório da Mulher Contra a Violência do Senado Federal.

Entre os meses de janeiro e junho deste ano, 718 mulheres foram mortas em razão de seu gênero. Os casos caracterizados como feminicídio foram registrados em todos os estados brasileiros. São Paulo lidera em número absoluto de ocorrências, com 128 casos no período. Em seguida, aparecem Minas Gerais (60), Bahia (52), Rio de Janeiro (49) e Pernambuco (45).

O dado nacional representa, em média, quatro assassinatos de mulheres por feminicídio por dia, reforçando a urgência de políticas públicas mais efetivas de prevenção, proteção e punição nos casos de violência de gênero. Além disso, os 187 casos diários de estupro de mulheres revelam a extensão do problema, que afeta milhares de brasileiras em todo o país.

Os números do Mapa Nacional da Violência de Gênero reforçam que a violência contra a mulher segue sendo um grave problema estrutural no Brasil. Com quase 720 feminicídios e mais de 33 mil estupros registrados apenas no primeiro semestre de 2025, os dados evidenciam a necessidade de ações integradas entre os poderes públicos, sociedade civil e sistema de justiça para enfrentar a cultura de violência e garantir a segurança das mulheres brasileiras.

Com informações do Portal R7

COMPARTILHAR: