Apesar de um período de sol na manhã desta segunda-feira (14), em Belo Horizonte, a chuva continua em praticamente todo o estado de Minas Gerais ao longo da semana. A previsão para hoje é de tempo parcialmente nublado a nublado com trovoadas isoladas, exceto no Triângulo Mineiro.

827 das 853 cidades mineiras estão sob alerta, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Segundo comunicado emitido nesta manhã, há previsão de chuvas intensas, com ventos de 60 km/h até a manhã desta terça-feira (15).

“Chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h). Baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas”, diz o alerta do Inmet, válido até às 10h de amanhã. 

A meteorologista do Inmet Anete Fernandes afirma que nos próximos dias ainda teremos chuvas intensas. “Essa chuva é típica de verão, devido ao aquecimento diurno. Ocorre mais para tarde, noite”, informa a meteorologista.

A lista de cidades contempladas, que inclui Belo Horizonte, pode ser conferida aqui

E a previsão do tempo? 

A temperatura máxima prevista para a capital mineira hoje é de 27º, e para o estado é de 36º, no Norte de Minas. 

Os próximos dias seguirão com tempo instável e com pancadas de chuva ao longo do dia. “O decorrer dessa semana é essa condição de instabilidade mesmo. As temperaturas permanecem na mesma margem também”, afirma a meteorologista.

De acordo com Anete, teremos um tempo nublado encoberto na Região Metropolitana, Vale do Rio Doce e Zona da Mata. Já as regiões Norte de Minas, Central Mineira, Jequitinhonha, Vale do Mucuri e Noroeste o tempo é nublado com pancadas de chuva. 

As demais regiões terão tempo parcialmente nublado com possibilidade de chuvas isoladas.

Anete explica que, apesar do sol na manhã desta segunda-feira em BH, e das condições desta terça (15) permanecerem iguais, a partir de quarta-feira as chuvas se intensificam no estado.

“Dia nublado com chuva a qualquer hora, principalmente na Região Metropolitana, Vale do Rio Doce e Zona da Mata. Grande parte do estado tem momentos de mormaço ou abertura com pancadas de chuva também e parcialmente nublado, só com as típicas pancadas de verão, com exceção do Triângulo Mineiro e Sul de Minas”, explicou a meteorologista. 

Fonte: Estado de Minas

COMPATILHAR: