Ao menos mais 7 mil pessoas finalizaram o ritual de virada de ano confirmando positivo no teste para a covid-19 em Minas Gerais. Outras 27 famílias sentiram o luto de perder um ente querido até o primeiro dia de 2023. O salto nos números nesse final de semana foi confirmado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG).

Em Belo Horizonte, foi registrado um óbito neste final de semana. Mas a cidade que mais perdeu pessoas para a covid-19 durante a virada de ano, de acordo com o levantamento, foi Juiz de Fora, na Zona da Mata, que notificou 4 mortes. Araxá, no Alto Paranaíba, e Araguari, no Triângulo Mineiro, vêm logo atrás, tendo ambas notificado 3 mortes.

O Estado inicia o ano contabilizando mais de 4 milhões de infecções desde o início da pandemia, e, dessas, mais de 1,8 milhões foram registradas só em 2022. O aumento é de 84% com relação a 2021. O número de mortes pela covid também cresceu, mas em proporção menor, de 14%, graças a eficácia da vacinação. A doença deixou 121 mil vítimas em 2022 e Minas já soma mais de 64 mil mortes por covid-19.

A vacinação das doses de reforço e da faixa etária de bebês e crianças continua a disposição nos postos de saúde dos municípios.

Fonte: O Tempo

COMPATILHAR: