Um jovem de 20 anos, morador de Barbacena, no Campo das Vertentes, foi condenado a mais de sete anos de prisão por terrorismo e corrupção de menores. A decisão é da 2ª Vara Criminal da Justiça Federal de Belo Horizonte, proferida em maio deste ano e divulgada nesta terça-feira (30).
Conforme a decisão da Justiça, ficou comprovada a conduta do mineiro em “promover o Estado Islâmico, bem como a de integrar a citada organização terrorista”.
O réu foi condenado por “conduta criminosa de integrar e promover organização terrorista prevista na Lei 13.260”. Além disso, ele também foi enquadrado por corrupção de menores, já que as investigações comprovaram que ele estaria tentando aliciar três adolescentes para integrar o grupo terrorista.
O mineiro estava preso desde junho do ano passado, quando foi detido ao tentar embarcar no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, para se juntar ao grupo terrorista Estado Islâmico.
O advogado de defesa do jovem, Greg Andrade, afirmou que vai entrar com um pedido de revisão criminal do caso. Isso porque, segundo o defensor, o cliente tem um tipo de autismo e foi aliciado. “Ele é um rapaz muito jovem, criado pela avó após a morte do pai e sem muitas condições. Ele tem uma espécie de autismo, que profissionais e a família relatam. Ele chegou a iniciar um tratamento, mas abandonou porque a família não teve condições”, contou.
Para o defensor, o jovem é um “gênio”, que sonha em cursar medicina. “Ele nunca tinha saído de Barbacena, era coroinha e muito ligado a igreja. Ele não é uma pessoa ruim, chega até a ser inocente, ele é um gênio. Ele aprendeu a falar inglês sozinho, árabe e está estudando alemão na cadeia. O sonho dele é fazer medicina”, pontua.
O jovem está preso na penitenciária de Três Corações, no Sul de Minas, onde cumpre pena em regime fechado.
Fonte: O Tempo