Morreu nesta quinta-feira (28), aos 82 anos, o ator  Michael Gambon, que ficou mais conhecido por interpretar Alvo Dumbledore na franquia dos filmes “Harry Potter”.

Nascido na Irlanda, em 19 de outubro de 1940, ele emigrou para o Reino Unido em 1945 com cinco anos. Gambon assumiu o papel do bruxo a partir do terceiro filme da saga Harry Potter, após a morte de Richard Harris, que interpretou o personagem nos dois primeiros filmes.

Em um comunicado enviado ao jornal inglês The Guardian, a família do artista confirmou a morte em uma declaração emitida pela agente de relações públicas Clair Dobbs. Segundo a agência de notícias PA Media, ele morreu “pacificamente no hospital”.

“Amado marido e pai, Michael morreu tranquilamente no hospital com sua esposa Anne e seu filho Fergus ao seu lado, após um ataque de pneumonia. Pedimos que respeitem nossa privacidade nesse momento dolorido e agradecemos suas mensagens de apoio e amor”, afirmou o comunicado.

Admirado por gerações de atores, Sir Michael John Gambon começou a carreira no teatro no início dos anos 1960. Mais tarde, estrou na TV e no cinema.

Entre seus trabalhos mais conhecidos estão o líder psicótico da máfia em “O Cozinheiro, o Ladrão, Sua Mulher e o Amante”, de Peter Greenaway, em 1989, e o idoso rei George V, em “O Discurso do Rei”, de Tom Hooper, em 2010. O ator ainda estrelou blockbusters como A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça e O Informante, e trabalhou com diretores renomados, como os irmãos Cohen em Ave, César!.

Fonte: O Tempo

COMPARTILHAR: