O deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) acionou o Supremo Tribunal Federal (STF) para obrigar o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), a instalar uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar a fraude bilionário no Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS).
Segundo Nikolas, o mandado de segurança foi protocolado nesta sexta-feira (23). Ainda não há definição de um ministro relator para o caso no STF.
“Caso o [STF] negue, não será surpresa pra ninguém, mas escancarará pra todo o Brasil que o STF EXPRESSAMENTE também não deseja a investigação do rombo do INSS”, afirmou Nikolas em seu perfil no X.
A oposição protocolou um pedido de criação da CPI no fim de abril. O requerimento foi apresentado pelo deputado Coronel Chrisóstomo (PL-RO). À época, Motta informou que há outros 11 pedidos na fila que deverão ser analisados conforme a maturidade do tema.
A estratégia usada por Nikolas em recorrer ao STF é semelhante à utilizada para instalação da CPI da Covid do Senado em 2021. Na ocasião, o ministro Luis Roberto Barroso determinou a criação da comissão.
Fonte: Itatiaia Brasília