A média de testes rápidos de farmácia que deram resultado positivo para Covid-19 aumentou 472% em um mês, em Minas.

Até 22 de abril, a média diária de casos positivos era de 43 e, no mesmo período de maio, o indicador chegou a 246. Os dados foram divulgados nessa segunda-feira (30) pela Associação Brasileira das Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma).

Outro indicador que também subiu expressivamente foi o número de casos confirmados de coronavírus. Em abril foram registradas 1.291 notificações positivas, contra 5.419 do mês seguinte, o que representa um aumento de 319%. 

De acordo com os dados da Abrafarma, no mês de abril, 8,21% dos 15.732 testes rápidos disponibilizados nas farmácias deram positivo. Em maio, dos 25.573 exames realizados, 21,19% apontaram a presença do coronavírus.

Apesar do aumento expressivo, vale ressaltar que, desde 1º de maio, o uso de máscaras em locais fechados foi desobrigado em Minas. Em algumas cidades do Estado, a liberação do uso da proteção facial foi dispensada antes dessa data.

De qualquer forma, os dados da Abrafarma costumam antecipar tendências do cenário da Covid-19 no país e são enviados pelas farmácias para o Ministério da Saúde.

Fonte: Hoje em Dia

COMPATILHAR: