Uma força-tarefa coordenada pela Secretaria de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (Sejusp) resultou na prisão de 60 pessoas suspeitas de envolvimento em crimes contra idosos desde o início de outubro. A ação, chamada “Operação Virtude”, tem como foco o combate a maus-tratos e a fiscalização de instituições de acolhimento em todo o estado.
Das 60 prisões realizadas até o momento, 42 ocorreram em flagrante e 18 foram cumpridas por mandado judicial. Além das detenções, fiscais da Vigilância Sanitária e policiais civis vistoriaram diversas Instituições de Longa Permanência (ILP) em municípios mineiros, incluindo três em Belo Horizonte, localizadas nos bairros Acaiaca, Bandeirantes e Coqueiros — nas regionais Nordeste, Pampulha e Noroeste.
O objetivo da operação é garantir condições seguras e dignas para os mais de 18 mil idosos acolhidos em 368 municípios do estado. Em 23 dias de ações, foram registrados 352 boletins de ocorrência e 413 vítimas foram atendidas. O Corpo de Bombeiros também realizou mais de 1,2 mil atendimentos pré-hospitalares (APH) no período.
O secretário de Justiça e Segurança Pública, Rogério Greco, destacou que a iniciativa se estende por todo o estado, com caráter repressivo e preventivo.
“A Operação Virtude se espalhou pelo estado inteiro com a finalidade não só de reprimir e prevenir a prática de infrações contra as pessoas idosas, mas também de fiscalizar os locais onde essas pessoas permanecem por um longo tempo. O objetivo do Estado é coibir efetivamente qualquer prática que venha interferir e prejudicar a vida da pessoa idosa”, afirmou.
A operação conta com o apoio das polícias Civil e Militar, do Corpo de Bombeiros, do Ministério Público, da Defensoria Pública e das Secretarias de Estado de Saúde (SES) e Desenvolvimento Social (Sedese).
Como parte das ações educativas, uma mobilização realizada na Praça Sete, em Belo Horizonte, ofereceu orientações jurídicas e informações sobre direitos à população idosa. O superintendente de Integração e Planejamento Operacional da Sejusp, Bernardo Naves, ressaltou a importância do acolhimento e da denúncia de casos de violência.
“O Disque Denúncia 181 e 190 são meios para que a população possa informar situações de violência contra idoso e, assim, contribuir com o trabalho desempenhado pelas Forças de Segurança”, reforçou.
A Operação Virtude, que marca os 22 anos do Estatuto da Pessoa Idosa, reforça o compromisso do Estado de Minas Gerais com a proteção e o respeito à terceira idade. Com ações conjuntas de fiscalização, repressão e conscientização, o governo busca assegurar que os direitos dos idosos sejam preservados e que casos de maus-tratos não fiquem impunes.
Com informações do Hoje em Dia










