Na sexta-feira e no sábado (21 e 22), o IFMG ? Campus Formiga recebeu alunos e visitantes que participaram da III Jornada de Educação, Ciência e Tecnologia (JECT) e do I Workshop de Inovação Tecnológica do Centro-Oeste Mineiro (Witcom). O encontro contou ainda com servidores e convidados que estiveram presentes na abertura do evento, realizada na noite de quinta (20), no FurnasPark Resort.
Os temas abordados foram os mais diversos, mas ciência e tecnologia foram alguns dos destaques. Na abertura empreendedorismo e engenharia aérea para a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016 foram os assuntos tratados respectivamente pelo proprietário do FurnasPark Resort, Paulo Alves e pelo presidente da Infraero, Antônio Gustavo Matos do Vale.
Às 8h de sexta-feira tiveram início os minicursos: ?Digitalização de sinais analógicos com PIC?; ?Criando um plano de negócios?; ?Aplicativos para escritório com o OpenOffice? e a oficina ?Matemática e Música?. Às 10h15, o professor Wagner Sade do IFMG ? Campus Ouro Branco abordou o tema ?O uso de energia solar para o aquecimento de baixo custo de água em residências?.
No turno da tarde mais minicursos e palestras, além de dinâmica ministrada pela equipe da Ame Educação, no FurnasPark. Entre os minicursos os temas foram: ?Modelagem de construções 3D com o Google SketchU?; ?Gestão de capital de giro e análise de rentabilidade de micro e pequenas empresas?; Linux para iniciantes? e ?Matriz, função e criptografia?. A palestra da tarde teve como título ?Matemática no futebol: essa mistura dá jogo?.
Para encerrar a sexta-feira, palestras simultâneas às 19h: ?Idealizando projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação em interface com a indústria? e ?Ferramentas da web para potencializar o ensino?. Já às 20h45 os temas foram: ?Comercialização de energia elétrica no Brasil e ?Mercado e Análise de Negócios?, todas realizadas no FurnasPark.
O sábado foi marcado pela diversidade de assuntos: energia, informática, gerenciamento, entre outros, além da exposição de pôsteres com os trabalhos de pesquisa feitos pelos alunos. Às 8h30 foram proferidas as palestras com os temas ?Transformando o varejo? e ?Automação comercial com ECF e NF-e (nota fiscal eletrônica). Às 10h15, ?Alternativas energéticas e o futuro da energia? e ?Oportunidades de trabalho para o técnico em Informática recém-formado?.
À tarde foram realizadas as palestras sobre ?Redes neurais?, ?A importância de empresas júnior na formação profissional?; ?As aplicações financeiras de renda fixa no país com a maior taxa de juros real do mundo?; ?Inovação tecnológica e desenvolvimento regional? e para encerrar o dia, um assunto que despertou curiosidade ?Coaching: alcançando objetivos com sucesso?.
Entre os ministrantes das palestras e minicursos pode-se ressaltar que os perfis foram diferenciados de forma a atender aos diversos públicos. Foi dado espaço aos estudantes, professores e servidores do IFMG ? Campus Formiga, professores de outros campi do IFMG e universidades; além de profissionais que estão inseridos no mercado de trabalho em empresas renomadas como Cemig, TOTVS, Caixa Econômica Federal e Supermercado ABC.
Os organizadores consideraram que as expectativas para a realização do evento foram atendidas e que os alunos podem esperar para 2012, algo ainda melhor a ser produzido com a ajuda dos mesmos, pois este é o objetivo da instituição, incentivando cada vez mais o desenvolvimento da pesquisa e das atividades de extensão, contribuindo para uma melhor formação acadêmica dos alunos.

COMPATILHAR: