O Cruzeiro entrou pra valer no Brasileirão apenas na metade do 1º turno, pois priorizava a Taça Libertadores, chegando inclusive a figurar na zona de rebaixamento em duas rodadas. Iniciou o Returno na modesta 14ª colocação, mas se recuperou. Líder do Returno ao lado do praticamente campeão Flamengo, o Cruzeiro aposta sua última ficha no jogo contra o Santos, domingo, às 17h, na Vila Belmiro. Só a vitória interessa, já que o objetivo almejado é a vaga na Libertadores. Para tal, além de vencer o Santos, torce por tropeços ou de Palmeiras (que joga contra o ameaçado Botafogo, no Engenhão) ou de São Paulo (que tem tarefa mais fácil: o rebaixado Sport, no Morumbi).
O papo na Toca da Raposa é que a conquista da vaga seria como um título simbólico, diante das dificuldades enfrentadas pelo clube nesta temporada. Ao menos, já ultrapassou o rival Atlético, que chega à última rodada apenas amistosamente.

Já pensando no ano que vem
Garantido ou não na Libertadores, a diretoria celeste já está se articulando para 2010. Anunciou os jovens Pedro Ken, meia do Coritiba, e Jóbson, atacante do Botafogo. Outro atacante pode ser anunciado na próxima semana. O nome especulado é o de Borges, que está de saída do São Paulo. O zagueiro Rodrigo, também do São Paulo, já foi sondado.

Negócios de Portugal
Se 2009 foi jogado no lixo, como disse o presidente Alexandre Kalil, o Atlético também já projeta 2010. O técnico Celso Roth, de contrato renovado até dezembro do ano que vem, diz que já tem tudo mapeado. No entanto, os primeiros rumores falam sobre saídas de jogadores. A dupla de ataque deve ser vendida para o futebol português. Eder Luís tem proposta do Porto (4,5mi de euros). Tardelli é pretendido por Benfica (estimam-se 9mi de euros). Kalil, como sempre, joga para a torcida e diz que Tardelli só sai se quiser. Mas o presidente ainda não contou para a massa que visitará o Benfica no dia 16 de dezembro, assistirá ao jogo da equipe portuguesa contra o AEK da Grécia pela Liga Uefa e, provavelmente, baterá o martelo da venda do artilheiro atleticano.

Outra liderança pode escapar
Nem mesmo a liderança no quesito melhor média de público deve ficar com o Galo. A torcida atleticana liderou o ranking durante todo o certame. Até agora, foram 730.691 pagantes em 18 jogos em casa, uma média de 40.594.
No entanto, pode ser ultrapassado pelo rival Flamengo no domingo. O time carioca tem 682.038 pagantes em suas partidas (37.891 de média). Para o jogo contra o Grêmio, são esperadas mais 80 mil pessoas. Isso faz com que o Galo precise ter, pelo menos, 32 mil pessoas pagando ingresso no amistoso contra o Corinthians. Celso Roth disse que ele e o grupo de jogadores estão mais abatidos que a torcida. Será?

De olho nas bolinhas
A Inglaterra foi a grande beneficiada, e a França, a maior prejudicada, na definição dos cabeças de chave da Copa de 2010. A Fifa só levou em conta as posições dos países em seu polêmico ranking, e em um único e atrasado momento. A entidade que controla o futebol manteve sua ideia original, bombardeada por muitas federações, e usou a lista, que chama de Ranking Coca-Cola (a marca de refrigerantes é patrocinadora), para indicar Espanha, Brasil, Holanda, Itália, Alemanha, Argentina, Inglaterra e a anfitriã África do Sul para os topos das oito chaves.
O sorteio acontecerá hoje, às 15h, horário de Brasília. O Brasil corre o risco de ter fortes adversários como Costa do Marfim, México e até a própria França pelo caminho já na primeira fase.

COMPATILHAR: