O prefeito de Divinópolis, Gleidson Azevedo (Novo), acusou cidades vizinhas de encaminharem moradores de rua para o município sem o devido processo legal. As declarações foram feitas nesta quarta-feira (3), por meio de um vídeo divulgado nas redes sociais, ao lado dos vereadores Matheus Dias (Avante) e Wellington Well, além da secretária de Assistência Social, Juliana Coelho.

Durante o vídeo, Gleidson reforçou denúncias feitas recentemente por Matheus Dias, que tem cobrado explicações de municípios como Nova Serrana e Pedra do Indaiá por supostamente abandonarem pessoas em situação de rua em Divinópolis. “Denúncia grave”, afirmou o prefeito. “Eu tô aqui com o Matheus, que vai poder falar pra população o que que tá acontecendo com a questão dos moradores de rua.”

Segundo o vereador, há provas de que moradores de rua estão sendo enviados à cidade. Ele afirmou: “Já recebemos duas notificações da cidade de Nova Serrana e Pedra do Indaiá que estão encaminhando pra cá sem o devido processo legal.” As denúncias geraram reação do prefeito de Pedra do Indaiá, Mateus Santos, que negou as acusações, classificou-as como falsas e cobrou retratação pública do parlamentar.

Durante a gravação, outros municípios foram citados como supostos responsáveis por práticas semelhantes, entre eles Lagoa da Prata, Luz, Pará de Minas e Carmo do Cajuru. Gleidson afirmou acreditar que os prefeitos dessas cidades “não estão sabendo” da situação.

Divinópolis como referência no atendimento

Segundo os representantes da prefeitura, o motivo pelo qual outras cidades estariam enviando seus moradores de rua para Divinópolis seria a estrutura de acolhimento oferecida pelo município. O vereador Wellington Well declarou que “Divinópolis tem um dos melhores serviços do Brasil para a população de rua”, o que teria levado à sobrecarga do sistema local.

Juliana Coelho, secretária de Assistência Social, destacou a importância de separar situações de vulnerabilidade social de atos criminosos. “É importante dizer o que é a população de rua e o que são usuários de drogas. Ontem mesmo uma pessoa foi presa por tráfico de drogas e, em menos de 24 horas, já estava de volta às ruas”, disse, fazendo referência a uma operação da Polícia Civil que resultou na prisão de um homem com 25 pedras de crack na Praça do Santuário, local de uma ação de acolhimento realizada pela prefeitura nessa quarta-feira (3).

“Bandido tem que combater”, diz prefeito

Ao final do vídeo, o prefeito adotou um tom mais duro, afirmando que a prefeitura de Divinópolis passará a priorizar apenas os moradores em situação de rua que são naturais da cidade. “É porque tem situação que são moradores de rua. Tem situação que é bandido. E bandido você tem que combater”, afirmou. “A prefeitura agora, Juliana, vai ajudar os moradores aqui de Divinópolis. Aqueles que vieram de fora, tamo junto não. Beleza?

As falas repercutiram nas redes sociais e reabriram o debate sobre a responsabilidade compartilhada entre os municípios no enfrentamento à situação de rua, bem como os limites entre assistência social e segurança pública. Até o momento, nenhum dos municípios citados oficialmente confirmou a prática denunciada.

Com informações do Portal Gerais

COMPARTILHAR: