O prefeito de Itatiaiuçu (MG), Romer Soares (Cidadania), anunciou medidas de retaliação contra a Polícia Militar após a atuação da corporação durante a 3ª edição da Festa do Peão de Itatiaiuçu, realizada entre os dias 14 e 16 de agosto. Em áudios divulgados nas redes sociais, o prefeito criticou as blitze da Lei Seca feitas nas proximidades do evento e prometeu cortar apoio logístico e administrativo prestado pela Prefeitura à PM.
Nos áudios, Romer Soares classificou a atuação da PM como “sem-vergonhice” e declarou que a presença da polícia na cidade é desnecessária. “A partir de amanhã está retaliado. Não preciso de PM aqui na minha cidade, tem a polícia municipal que faz muito mais”, disse o prefeito. Segundo ele, a operação policial comprometeu a experiência do evento ao aplicar multas a frequentadores da cidade. O prefeito afirmou ainda que está em contato com o comando da PM no governo estadual e prometeu “guerra” em resposta.
Como parte das medidas anunciadas, Romer disse que irá:
- suspender a cessão de quatro servidores municipais que atuavam junto à PM;
- cortar o fornecimento de combustível e manutenção de viaturas da corporação;
- cancelar a oferta de alimentação (marmitex) aos militares.
Em uma das gravações, o prefeito reforça: “Quem vai faxinar é o PM. Acabou a mamata. Se quiser, vai para o Estado. O Zema que vai fazer”. Em outro trecho, ameaça: “Se eu ver eles pegando marmitex em qualquer lugar, o bicho vai pegar”.
Resposta da PM

Foto: Reprodução/Redes Sociais
Em nota, a 7ª Região da Polícia Militar, com sede em Divinópolis (MG), informou ter recebido a rescisão unilateral dos convênios com a Prefeitura de Itatiaiuçu, que incluíam a cessão de um imóvel e uma viatura. A corporação comunicou que tomará as medidas cabíveis para cumprir o distrato formalizado.
Militares da 9ª Companhia da PM explicaram que atuaram exclusivamente no perímetro externo do evento, garantindo a segurança e organização da festa, com apoio do Batalhão da Polícia Militar Rodoviária (BPRv). Segundo a corporação, não houve crimes ou acidentes de trânsito durante os três dias. A PM também foi acionada para intervir dentro do parque de exposições após relatos de delitos, mas, após a presença policial, nenhum novo incidente foi registrado. A corporação não comentou as multas citadas por Romer nem respondeu diretamente às críticas do prefeito.
A Festa do Peão de Itatiaiuçu ocorreu entre quinta (14) e sábado (16), no Parque de Exposições da cidade, às margens da MG-431. A autenticidade dos áudios com as falas do prefeito foi confirmada pela assessoria de comunicação da Prefeitura, em entrevista ao portal Viu Itaúna. Novas tentativas de contato com a assessoria foram feitas na manhã desta terça-feira (19), mas não houve retorno até a publicação desta reportagem.
Com informações Estado de Minas