Nesse domingo (16), um princípio de incêndio foi registrado em uma residência na rua Maria Inácia, no Centro de Capitólio.

Segundo informações do Corpo de Bombeiros Militar de Piumhi, o fogo teria sido causado por um morador do local, o qual teria jogado um cigarro aceso em um cesto de lixo, que continha material inflamável, ocasionando grandes labaredas de fogo.

Ainda de acordo com os bombeiros, os militares foram acionados por uma funcionária de um restaurante que fica nas proximidades, mas ao chegarem ao local, as chamas já haviam sido contidas por um Policial Militar que estava de folga, com o uso de um extintor.

O morador que aparentemente reside sozinho na casa, fugiu do local logo após o ocorrido.

Os bombeiros realizaram os trabalhos de praxe no local, efetuando o rescaldo e avaliando possíveis riscos.

Ninguém ficou ferido.

Como prevenir incêndios em residências?

  1. Uma boa dica contra incêndio é não deixar tapetes e cortinas compridas perto de fios elétricos. Pode ser que aconteça um curto com os fios e se tiver materiais inflamáveis perto, como cortinas e tapetes, o incêndio pode se alastrar com mais facilidade e velocidade.
  2. Aí vai outra dica para evitar incêndio em casa: cuidado com velas. Elas são queridinhas da decoração e podem ficar ótimas na sua varanda ou sala de estar, mas podem causar grandes danos. Quando ascender uma vela, deixe-a longe de materiais que possam pegar fogo e em um suporte indicado para ela. Nada de colocá-las dentro de um copo ou em lugares inapropriados para elas.
  3. Se você fuma, dê um fim adequado para as suas bitucas. Um cigarro mal apagado em um lixo com papéis, por exemplo, pode iniciar um grande incêndio. Portanto, apague sempre o cigarro na água (ou cinzeiro) e confira se ele realmente está apagado.
  4. Na cozinha, fique atento com o que está no fogão. Não se distraia enquanto está cozinhado. Uma dica é colocar o celular para despertar na hora em que a comida ficará pronta. Além disso, quando você sair de casa verifique se o fogão está desligado.
  5. Se possível, armazene o botijão de gás do lado de fora da residência, assim caso aconteça um vazamento a chance de começar um incêndio é menor.
  6. O ferro de passar roupa pode ser perigoso caso seja esquecido na tomada após o uso. Lembre-se de desligá-lo sempre que terminar de usar o eletrodoméstico.
  7. O microondas é outro aparelho que tem grande potencial de causar um incêndio. Certifique-se dos materiais que podem ser colocados para esquentar e deixe ele longe do alcance de crianças.
  8. Se você possui aquecedor, deixe materiais incendiários (como plástico e papel) a, no mínimo, a um metro de distância.
  9. Uma das principais causas de incêndios em casas é a sobrecarga na instalação elétrica. Caso a corrente elétrica esteja acima do que é suportado pela fiação, os fios irão superaquecer e poderá iniciar um incêndio. Portanto, evite as famosas “gambiarras” de ligar vários aparelhos na mesma corrente elétrica.
  10. Não tente realizar trabalhos que envolvem a rede elétrica, por mais fáceis que pareçam ser. Delegue esses trabalhos para um eletricista, que é um profissional especializado no assunto. A assistência de um seguro contra incêndio residencial pode oferecer esse serviço gratuitamente.
  11. Confira se os extintores contra incêndio da sua residência estão na validade e em boas condições de uso. Não esqueça que existem diferentes tipos de extintores, um para cada tipo de incêndio (por exemplo, o extintor de pó químico é indicado para incêndios de classe B, causados por líquidos inflamáveis).
  12. Faça sempre um check up na parte elétrica da sua residência. Algumas seguradoras oferecem esse serviço como uma assistência 24 horas em um seguro incêndio residencial. Se você ainda não tiver contratado o seu seguro, faça uma cotação de seguro incêndio na Bidu Corretora. Esse ponto é muito importante, já que alguns dos principais incêndios em São Paulo foram causados por falhas nas instalações elétricas.
  13. Instale portas corta fogo em pontos estratégicos da sua residência, principalmente se você morar em um prédio. Além disso, confira sempre se elas estão em bom estado para cumprir a função de ser contra incêndios.
COMPATILHAR: