O Prof. Dr. Mário Roberto Nogueira Colares, do curso de engenharia agronômica, concluiu no dia 29 de setembro a defesa do doutorado pela Universidade Federal de Lavras – UFLA, no Programa de Pós-Graduação em Agronomia/Fitopatologia na linha de pesquisa em Epidemiologia e Manejo de Doenças de Plantas
O doutorado tinha como tese “Warning System for Diseases of Coffee Plants” e foi orientado pelo Prof. Dr. Edson Ampélio Pozza. O objetivo foi em desenvolver uma plataforma de alerta de incidência da ferrugem do cafeeiro, com 15 dias de antecedência e mancha-de-phoma, com 7 e 15 dias de antecedência, além de ajustar e validar modelos de regressão linear múltipla a partir de variáveis meteorológicas e expandir para as regiões cafeeiras do Cerrado e Sul Mineiro, estado de Minas Gerais.
Primeiramente foi feita a validação de modelos de alerta por aviso para a Ferrugem e Mancha-de-Phoma do cafeeiro nos municípios de Carmo do Rio Claro, Monte Santo de Minas, Nova Resende, Rio Paranaíba e Serra do Salitre.
Posteriormente, foram feitos ajustes e seleção dos modelos de regressão linear múltipla baseados em variáveis meteorológicas para a previsão da Ferrugem e Mancha-de-Phoma do cafeeiro para os municípios citados acima.
Após a seleção, foi realizada a validação e expansão dos modelos para 15 municípios e 35 propriedades. A expansão dos modelos foi realizada com auxílio da Geoestatística por meio do método interpolador Krigagem Universal para assim confeccionar os mapas fitossanitários da Ferrugem do Cafeeiro para as regiões cafeeiras do Cerrado e Sul de Minas.
A tese foi dividida em duas partes. A primeira foi a introdução e revisão de literatura, enquanto a segunda parte foi dividida em 3 capítulos escritos na forma de artigos. O artigo do primeiro capítulo da tese relacionado à Ferrugem do cafeeiro foi publicado na revista internacional Agronomy com fator de impacto de JCR 3,7. Artigo disponível em: https://www.mdpi.com/2073-4395/11/11/2284
A pesquisa teve o aporte financeiro da Cooperativa dos Cafeicultores em Guaxupé – Cooxupé, e da Iharabras Indústrias Químicas para o desenvolvimento da pesquisa e colaboração da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES com apoio a bolsa de estudos.
Ele comentou: “A realização do doutorado representou uma experiência de profundo aprendizado e refinamento tanto no âmbito profissional quanto pessoal. O que irá elevar a qualidade das aulas, além da realização das pesquisas científicas. Não posso deixar de destacar a importância do apoio fornecido pelo Unifor-MG no desfecho satisfatório, sendo determinante para o êxito do doutorado”.
O Prof. Dr. Mário Roberto Nogueira Colares atua como professor no curso de engenharia agronômica e em projetos de iniciação científica.
Fonte: Unifor-MG