O professor Dr. André Carvalho Costa tomou posse como presidente do Conselho Municipal de Saúde no dia 28 de junho. Ele é representante do Unifor-MG no órgão desde 2019.

A Mesa Diretora eleita para o Biênio 2022/2024 é composta também pelo vice-presidente Maurício Canto Júnior, pela 1ª Secretária Vitória Márcia Garcia e pela 2ª Secretária Maria Rita Rocha Salazar.

De acordo com o Ppesidente, o Conselho Municipal de Saúde possui um importante papel de Controle Social para resguardar e assegurar que as Políticas Públicas de Saúde no Município sejam realizadas de forma consciente, coerente e responsável, sempre em prol de uma melhor qualidade de vida para a população. “Portanto, ter um representante do Centro Universitário de Formiga no Conselho Municipal de Saúde fortalece essa participação social da comunidade nas Políticas de Saúde da cidade. Além disso, possibilita que os discentes adquiram mais conhecimento sobre o SUS”.

André Carvalho destacou ainda que a participação de um docente no órgão é importante para os acadêmicos em vários outros aspectos, entre eles: para que os discentes se envolvam nas questões políticas, sociais, culturais e econômicas relacionadas à saúde pública; sejam incentivados a desenvolverem projetos voltados para a valorização e defesa do SUS; participem ativamente de discussões relacionadas à saúde pública e privada da microrregião e, por fim, possam se envolver nos grupos de trabalho do Conselho Municipal de Saúde, estimulando assim, habilidades práticas.

Importância

O Conselho Municipal de Saúde é um órgão colegiado, permanente, paritário e deliberativo do Sistema Único de Saúde.

O papel do Conselho é essencial para fortalecer a participação e o controle social no SUS; mobilizar e articular a sociedade de forma permanente na defesa do SUS; atuar na formulação e no controle da execução da política de saúde municipal, incluindo os seus aspectos econômicos e financeiros; estabelecer estratégias e procedimentos de acompanhamento da gestão do SUS; deliberar sobre a aprovação do relatório de gestão municipal; avaliar a organização e o funcionamento do SUS; fiscalizar e controlar gastos e deliberar sobre os critérios de movimentação de recursos da saúde; fiscalizar e acompanhar o desenvolvimento das ações e dos serviços de saúde e encaminhar denúncias aos respectivos órgãos de controle; organizar a Conferência Municipal de Saúde, entre várias outras competências.

Fonte: Unifor-MG

COMPATILHAR: