A professora do Unifor-MG, Dra. Luciana Soares Rodrigues defendeu, no dia 10 de junho, a tese “Desprescrição de Benzodiazepínicos em Idosos: facilitadores, dificultadores e estratégia para identificação de pacientes elegíveis ao processo”.

O doutorado foi realizado na Universidade Federal de São João del-Rei, na área de concentração: Saúde Coletiva, Linha de Pesquisa: Farmacoepidemiologia. A pesquisa foi orientada pelo professor Dr. André Oliveira Baldoni e coorientada pelo Prof. Dr. Márcio Galvão Oliveira.

Os benzodiazepínicos (BZD) estão entre os medicamentos com alta prevalência de consumo pela população idosa. A docente explicou que eles são indicados para efeitos terapêuticos em curto prazo e podem causar efeitos indesejáveis quando utilizados de forma crônica, pois são considerados inapropriados para a população geriátrica.

Diante desse cenário e da escassez de instrumentos que subsidiem a desprescrição de BZD, torna-se essencial que investigações científicas dessa natureza sejam exploradas. A pesquisa teve como objetivos identificar e elaborar ferramentas que contribuam com o processo de desprescrição de BZD em idosos usuários do Sistema Único de Saúde.

Luciana leciona as seguintes disciplinas no Centro Universitário de Formiga: Enfermagem na Saúde do Idoso II, Enfermagem Clínica Médica I, Enfermagem no Tratamento de Feridas.

“O doutorado é uma oportunidade de aprimoramento pessoal e profissional de extrema relevância para um melhor desempenho na área acadêmica. Ele permite o uso de inovações e a aplicação do conhecimento científico, contribuindo também para o desenvolvimento da prática educativa no Unifor-MG”.

Fonte: Unifor-MG

 

COMPARTILHAR: