O PSB anunciou a expulsão do vereador Camilo Cristófaro por conta de uma fala racista gravada durante uma sessão da Câmara de Vereadores de São Paulo.

O parlamentar afirmou que “lavar calçada é coisa de preto”. Cristófaro não estava no plenário, mas permanecia conectado no momento em que a fala foi gravada. A sessão plenária foi interrompida após protestos de outros parlamentares.

O vereador já deu duas versões para o episódio. Primeiro afirmou que estava se referindo à dificuldade de limpar carros de cor preta que estavam numa concessionária. Depois disse que brincava com um amigo negro.

O PSB afirmou que repudia “veementemente qualquer declaração preconceituosa”.

Depois do anúncio da expulsão, Cristófaro ainda não se pronunciou. Conforme o diretório municipal, em abril ele havia pedido para deixar a legenda, mas o episódio de racismo tornou sua filiação insustentável. Após a sessão, o parlamentar tentou se explicar em uma reunião do Colégio de Líderes da Casa. “Eu queria primeiro, se alguém se sentiu ofendido – e eu acho que deve se sentir – eu peço desculpa por um contexto que eu fiz com ele e que ele faz comigo”, afirmou o vereador, sem informar a quem se referia.

Nota da Câmara de Vereadores

“É com uma indignação imensa que lamento mais uma denúncia de episódio racista dentro da Câmara de Vereadores de São Paulo, local democrático, livre e que acolhe a todos.

Como negro e presidente da Câmara tenho lutado com todas as forças contra o racismo, crime que insiste em ser cometido dentro de uma Casa de Leis e fora dela também.

O caso será apurado pela Corregedoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Fonte: Itatiaia

COMPARTILHAR: