Uma forte chuva, acompanhada de uma sequência de descargas elétricas, causou a morte de 15 cabeças de gado em uma fazenda localizada às margens da MG-126, entre os municípios de Rio Novo e São João Nepomuceno, na Zona da Mata mineira. O caso aconteceu na tarde de quarta-feira (15).
Os bovinos da raça nelore – 15 machos e uma fêmea – estavam em uma área de pasto quando foram surpreendidos pelo temporal.
“Foi por volta das 17h. A chuva começou, e os animais pararam debaixo de uma árvore. A fazenda tem para-raios instalados, mas no pasto é difícil evitar as descargas”, explicou Wess Magalhães, dono da propriedade.
Ainda conforme ele, que tem um rebanho de aproximadamente mil bovinos, o prejuízo estimado é de R$ 70 mil.
“Há alguns anos tivemos outro raio atingido os animais, mas foram oito cabeças. Soube que na semana passada outra propriedade, mais próxima de Goianá, também foi atingida. São muitos raios nos últimos dias”.
Todos os 15 animais mortos foram enterrados nessa quinta-feira (16), como determina a instrução normativa do Ministério da Agricultura.
Mais de 1,2 milhão de raios na região
mais de 1,2 milhão de raios atingiram a região em 2022. As informações são do Grupo de Eletricidade Atmosférica (ELAT), vinculado ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
Somando São João Nepomuceno e Rio Novo, onde está localizada a fazenda, foram quase 24 descargas elétricas – 12.331 em São João Nepomuceno e 11.474 em Rio Novo.
Juiz de Fora e Barbacena lideraram a lista, com 55.760 e 40.604 nos municípios, respectivamente.
Fonte: G1