O secretário de Comunicação do governo de Minas, Bernardo Santos, atendendo reivindicação do Sindicato dos Proprietários de Jornais, Revistas e Similares do Estado de Minas Gerais (SINDIJORI), anunciou ontem que a Secom-MG vai voltar a anunciar na mídia impressa do interior mineiro, o que não vem ocorrendo há três anos.
Santos disse que, também a pedido da entidade, deve rever os critérios utilizados para mensurar a audiência dos portais de notícias; ao extrapolar as fronteiras do estado, esses sites de conteúdo não têm contabilização pela Secretaria dessa audiência, reduzindo-se o pagamento de veiculações.
A decisão de Bernardo Santos foi anunciada ontem, no Conecta Com Minas 2025, evento que reuniu ontem, no BH Shopping, empresários do segmento de propaganda, publicitários, jornalistas e representantes dos meios de comunicação.
Credibilidade
Ao dissertar, em seu discurso, sobre os desafios da mídia regional e a importância do protagonismo do interior, o secretário, que admitiu não conhecer muito da área, por ser engenheiro, recebeu pedido do presidente do Sindicato dos Proprietários de Jornais, Revistas e Similares do Estado de Minas Gerais (SINDIJORI), Rodrigo da Silva Fernandes, para rever a política do governo Romeu Zema, de não anunciar mais nos jornais impressos do interior, o que vem ocorrendo desde o início da segunda gestão de Zema.
O deputado estadual Antônio Carlos Arantes, do PL, tomando a palavra, criticou o secretário pelo não reconhecimento pelo governo mineiro da importância da mídia impressa, lembrando que esses veículos continuam sendo líderes em credibilidade junto ao público consumidor de informação.
“É gente demais que continua preferindo ler jornais impressos. Eu sou um, que inclusive, leio jornal com uma tesoura na mão para recortar as notícias e comentários de interesse dos meus eleitores e meus pessoais”, afirmou o parlamentar, destacando que o jornal, sobretudo no interior, continuam sendo líderes em credibilidade junto ao público consumidor de informação, enfatizou.
Arantes, concordando com a reivindicação do SINDIJORI, solicitou a Bernardo Santos que reavalie essa postura implantada pelo governo de Minas, de não anunciar nos jornais e revistas impressos do interior, contribuindo para a decisão do secretário de rever essa postura da Secom-MG.
Prestígio
O presidente do Sindijori-MG, Rodrigo Fernandes, explicou que em sua gestão – foi reeleito ontem, durante o Conecta Com Minas – o Sindijori-MG expurgou da entidade um grande número de veículos impressos por ausência de documentação comprovando sua atuação e até mesmo existência.
Com essa depuração, disse Fernandes, “hoje temos 72 jornais do interior mineiro filiados ao Sindicato, circulando em todas regiões do Estado, gozando de muito prestígio e credibilidade junto às comunidades locais”.
E acrescentou: “Esses veículos merecem um tratamento mais justo por parte do governo, por se identificarem inclusive com a política de interiorização adotada pelo governo Zema. Daí nossa luta para que a Secom-MG volte a anunciar em nossos jornais, garantindo informação atual e de qualidade à população, e divulgação das ações do próprio governo junto a esses milhões de leitores”, frisou o dirigente sindical.
Criado com o objetivo de integrar e incrementar o segmento de comunicação no estado, o Conecta com Minas 2025 tem patrocínio da FIEMG (Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais) e Codemge (Companhia de Desenvolvimento de MG). Promovido pelo SINDIJORI/MG (Sindicato dos Proprietários de Jornais, Revistas e Similares do Estado de Minas Gerais), contou com o apoio de entidades do setor como AMIRT (Associação Mineira de Rádio e Televisão), SERT (Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão), Sinapro-MG (Sindicato das Agências de Propaganda de Minas Gerais) e SEPEX (Sindicato das Empresas de Publicidade Exterior).
Fonte: Blog do CEFAS










