Dezenas de trabalhadores da área da saúde percorreram algumas ruas de Formiga, na manhã desta quinta-feira (15), e foram até a porta da Câmara Municipal em manifestação em prol do piso salarial para enfermeiros, técnicos em enfermagem, auxiliares de enfermagem e parteiras.
O presidente do Poder Legislativo, Marcelo Fernandes, acompanhou o ato, assim como o vereador Cabo Cunha. Após o discurso dos representantes dos trabalhadores, Marcelo convidou os presentes para adentrarem ao plenário da Câmara, onde afirmou que a Casa apoia os profissionais e está à disposição para fazer o que for possível para ajuda-los a ter êxito em suas reivindicações.
Os presidentes do Sintramfor (Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Formiga) e do Sintessfor (Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Serviços de Saúde Privados e Filantrópicos de Formiga), Natanael Alves Gonzaga e Paulo José de Oliveira, estavam à frente da manifestação.
Na próxima segunda-feira (19) durante a reunião ordinária da Câmara de Formiga, eles utilizarão a Tribuna do Povo para defenderem o piso salarial.
O piso salarial
O Congresso Nacional aprovou e o presidente sancionou a Lei 14.434/2022, que institui o piso salarial para enfermeiros, técnicos em enfermagem, auxiliares de enfermagem e parteiras. Porém, em decisão monocrática, o ministro do STF Luís Roberto Barroso suspendeu a lei, após apresentação de ação direta de inconstitucionalidade pela Confederação Nacional de Saúde (CNSaúde).
Agora, o tribunal analisa se mantém a decisão do magistrado. A votação vai até amanhã e o placar está em 5 a 3 a favor da suspensão.
Fonte: Câmara Municipal