Na última sexta-feira (22), o município de Três Pontas, no sul de Minas Gerais, sediou o lançamento oficial da “Rota Turística do Café e das Águas de Furnas”. O evento contou com a presença do secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas José de Oliveira, além de representantes do Poder Executivo Municipal e da Secretaria Municipal de Cultura.

Foto: Divulgação/Três Pontas Live
O encontro aconteceu na Fazenda Pedra Negra e teve como objetivo apresentar uma nova proposta turística que busca integrar e valorizar as riquezas naturais, culturais e tradicionais da região. A Rota do Café e das Águas de Furnas se diferencia por não ser um roteiro fixo, mas sim um conjunto de experiências turísticas que podem ser adaptadas de acordo com os interesses dos visitantes.

Foto: Divulgação/Três Pontas Live
Na Região Turística Encantos de Minas, por exemplo, a Rota destaca atrativos ligados à produção de café e às águas termais, como as de Caxambu. Já nas proximidades do Lago de Furnas, o foco está nas paisagens naturais, nas cachoeiras e nas atividades de lazer, como passeios de barco e turismo ecológico.
De acordo com os idealizadores, a Rota do Café e das Águas de Furnas é mais do que uma proposta de incentivo ao turismo. Trata-se de uma estratégia para fomentar o desenvolvimento econômico regional, aumentar a geração de renda e fortalecer a identidade cultural e histórica não apenas de Três Pontas, mas de todo o Sul de Minas.
Fonte: Três Pontas Studio Live