A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano, por meio do setor do Cadastro Único, informou que novas fiscalizações estão acontecendo com os Programas Sociais do Governo Federal (Programa Auxílio Brasil (antigo Bolsa Família), Benefício de Prestação Continuada (BPC) e Tarifa Social de Energia Elétrica).
De acordo com a pasta, as fiscalizações tiveram início em fevereiro e têm como objetivo identificar possíveis fraudes, inconsistências cadastrais, famílias recebendo benefícios indevidamente e que estão agindo de má fé, usufruindo de benefícios aos quais não têm direito.
São três tipos de fiscalizações, sendo duas do Governo Federal e uma do Município. Das 7.790 famílias inscritas no Cadastro Único, 3.257 estão no processo de fiscalização.
A gestora do Cadastro Único, Amanda Silva, esclarece que, com a pandemia, muitas pessoas que ficaram desempregadas fizeram a inscrição no Cadastro Único para receber o Auxílio Emergencial e, automaticamente, entraram para o Programa Auxílio Brasil.
Com essas fiscalizações foi possível, com um cruzamento de dados, identificar que muitas famílias já voltaram ao mercado de trabalho ou estão recebendo benefícios do INSS e, mesmo assim, ainda continuam recebendo benefícios do Governo Federal, indevidamente.
As famílias que estão nas fiscalizações estão sendo convocadas por meio de cartas e por visitas domiciliares para uma nova atualização cadastral, a fim de informar ao Cadastro Único as informações corretas, e aquelas famílias cuja renda ultrapassar o perfil estabelecido pelo Governo Federal para receber os benefícios terão os auxílios cancelados.
Quem tiver dúvidas sobre o processo pode obter mais informações pelo telefone: (37) 3329-1819 (ligação e WhatsApp).
Fonte: Decom