A prefeitura de Muzambinho, no Sul de Minas, emitiu um comunicado à população, alertando para um possível surto de raiva animal. Nas últimas duas semanas, três bovinos que testaram positivo para a raiva morreram. Há ainda suspeita de outras mortes pela doença, já que produtores da região relataram que alguns de seus animais morreram com sintomas comuns da enfermidade.

No comunicado, a prefeitura informou também que o Instituto Mineiro de Agropecuária está monitorando os casos e realizando ações de controle dos morcegos. A prefeitura reforça que os moradores não devem, de forma alguma, tentar capturar os morcegos e precisam acionar a Vigilância Sanitária para a captura.

A prefeitura orientou ainda que os produtores vacinem todos os bovinos, equinos, caprinos e ovinos contra a raiva. Cães e gatos acima de três meses de idade também devem ser imunizados, já que a doença é uma zoonose, transmitida entre animais e humanos, e fatal na maioria dos infectados.

Infecção

Segundo a prefeitura, a transmissão acontece quando o vírus da raiva – existente na saliva do animal infectado – penetra no organismo através da pele ou de mucosas, por meio de mordida, arranhões ou lambedura.

O Executivo orientou também que os produtores isolem animais que apresentarem sintomas neurológicos, e procurem um médico veterinário de imediato.

 

 

Fonte: Hoje em Dia

COMPARTILHAR: