A dica de leitura da semana é o livro “O Morro dos Ventos Uivantes”, única obra da escritora britânica Emily Brontë, e desde a sua publicação no século XIX, permanece como um dos romances mais intensos e marcantes da literatura universal.
A princípio, parece uma linda história de amor que, possivelmente, teria um final feliz. Mas, na verdade, no decorrer da trama ocorrem reviravoltas, misturando paixão, vingança, dor e obsessão, tendo um final trágico e triste.
O livro traz a história de um menino adotado pela Família Earnshaw, que, então, recebe o nome de Heathcliff. Em meio à sociedade inglesa da época do ano de 1801, há um grande preconceito quanto está adoção, inclusive do seu próprio irmão afetivo, Hindley, que o rejeita, tornando-os inimigos do início ao fim.
Ao contrário do que aconteceu com a irmã Chatherine. Como em um encontro de almas, Catherine e Heathcliff, vivem um amor profundo, que somente aumenta no decorrer dos anos. Eles possuem um laço que vai além da vida, que fica entre as extremidades de amor e obsessão.
Porém com a morte do Sr. Earnshaw, Hindley assume a casa e faz de tudo para separá-los. Diante dos ditames sociais da época, o casamento unicamente por amor era improvável. Então, Catherine se casa com Edgar Linton, momento em que tudo desmorona. Heathcliff, aquele menino pobre e humilhado, se torna um homem dominado por vingança e ódio. A partir desse momento, as consequências de todos os personagens são irreparáveis, fazendo-os trilhar caminhos tortuosos e cruéis.
A história é narrada pela governanta Nelly Dean, que conta os acontecimentos ao inquilino Sr. Lockwood, o que cria uma interessante estrutura de “história dentro de história”.
“O Morro dos Ventos Uivantes” não é um romance romântico no sentido clássico. É uma obra sobre paixões cruas, com relacionamentos intensos. É um clássico que vale a leitura pela riqueza de sentimentos e complexidade emocional.
Venha conhecer este clássico que está disponível para empréstimo na Biblioteca Pública Dr. Sócrates Bezerra de Menezes, localizada na Praça São Vicente Férrer, 140, Centro de Formiga-MG.

Foto: Biblioteca Pública
Fonte: Biblioteca Pública