A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (6) a Operação Mundemus, no Rio de Janeiro, com o objetivo de desarticular um esquema de extorsão envolvendo agentes públicos. Durante o cumprimento de mandados, um empresário foi preso em flagrante em sua residência, no bairro de Jacarepaguá, por utilizar diversos itens para se passar por policial federal.

Segundo a PF, o empresário — que atua no setor de segurança — estava em posse de uma arma, munições, carteira funcional falsificada da corporação, distintivo da Polícia Federal e um veículo blindado equipado com sirene e giroflex. Os materiais foram fornecidos por integrantes do esquema criminoso, composto por três policiais federais (dois deles aposentados) e um policial militar.

De acordo com as investigações, o grupo exigia pagamentos mensais do empresário para evitar a abertura de um inquérito contra ele. Os mandados judiciais também foram cumpridos contra os policiais envolvidos, que foram afastados de suas funções públicas e proibidos de deixar o país e o município onde residem sem autorização judicial.

A operação segue em andamento e os envolvidos responderão por crimes relacionados à extorsão, falsidade ideológica e associação criminosa.

Com informações do Metrópoles

 

 

COMPARTILHAR: