A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais (Fecomércio-MG) vai solicitar aos bancos e empresas que adiem, para a próxima segunda-feira (22), todos os boletos dos comerciantes com vencimento nesta sexta-feira (19). O pedido é em função do apagão cibernético que afetou todo o mundo durante a madrugada.
A informação foi antecipada à reportagem pelo presidente da Fecomércio, Nadim Donato. “A Federação do Comércio de Minas Gerais está fazendo um pedido exclusivo a todos os bancos, ao município, ao governo estadual e federal, para que qualquer boleto que vença na data desta sexta-feira (19), seja adiado o pagamento para próxima segunda-feira. Como nós tivemos essa ruptura de internet, nós precisamos e não conseguimos pagar os nossos boletos”, disse Nadim.
O presidente da Fecomércio ainda afirmou que o pedido é para que os boletos sejam pagos sem acréscimo de multa e juros. “Entendemos que nós estamos prontos para cumprir com as nossas responsabilidades, porém, sem condições nenhuma de fazê-lo. Esse é o pedido da Federação para que a gente possa, então, acertar as nossas responsabilidades, sejam elas fiscais, sejam elas de pagamento de boletos, de qualquer forma”, complementou.
Procurada, a Câmara dos Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) informou não ter sido notificada sobre impactos.
Bancos fora do ar
Desde o início do dia bancos relatam inconsistências. O Bradesco informou que suas plataformas digitais foram afetadas pelo apagão e por isso não estavam disponíveis para os clientes do banco. Em comunicado, a instituição informou também que suas equipes “estão atuando para regularização o mais breve possível”.
“Em virtude de um apagão cibernético global que afeta várias empresas no mundo, os sistemas dos canais digitais do Bradesco apresentam indisponibilidade nesta manhã. Equipes estão atuando para regularização o mais breve possível. Os terminais de autoatendimento do banco funcionam normalmente”, disse o Bradesco.
O Banco do Brasil e o Itaú Unibanco informaram que seus canais digitais seguem funcionando normalmente na manhã desta sexta-feira (19). Outros bancos brasileiros enfrentam instabilidade nos canais de autoatendimento diante de um apagão cibernético global, que também afeta outros setores da economia
Apagão cibernético
A madrugada desta sexta-feira (19) foi caótica para empresas e serviços pelo mundo que dependem, de alguma forma, de plataformas associadas à Microsoft. Um problema cibernético com a empresa de segurança CrowdStrike causou um “apagão cibernético” nas primeiras horas do dia.
A falha estaria ligada a um sensor chamado Falcon, da empresa. A CrowdStrike é uma empresa de segurança cibernética que opera em nuvem e atende diversos segmentos com a principal promessa de proteção a ataques virtuais. O congelamento do serviço da CrowdStrike, contudo, comprometeu centenas de empresas.
Fonte: O Tempo