O governo de Minas Gerais anunciou, nessa terça-feira (13), a abertura de dois concursos públicos que vão oferecer mais de 360 vagas nas empresas ligadas ao setor de assistência ao agronegócio. Os certames serão destinados à reposição de pessoal na Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) e na Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-MG).
Na Epamig, serão disponibilizadas 257 vagas, com oportunidades para cargos de níveis médio e superior. De acordo com o governo estadual, o objetivo do concurso é “fortalecer os quadros técnicos e administrativos da empresa”. O último concurso da Epamig foi realizado há 20 anos.
A Emater-MG, por sua vez, contará com 105 vagas para níveis médio e superior, com atuação em diversas regiões do estado. Os cargos previstos incluem Analista de Sistemas, Assessor Jurídico, Assistente Administrativo, Assistente Técnico, Auditor, Extensionista Agropecuário, Extensionista de Bem-Estar Social e Relações Públicas. O último concurso da empresa foi realizado em 2018.
Segundo a diretora-presidente da Epamig, Nilda Soares, o concurso representa um passo importante para o fortalecimento da pesquisa no campo mineiro. “Isso sempre foi um grande objetivo lutar pela renovação do quadro de profissionais”, afirmou. Para o presidente da Emater-MG, Otávio Maia, a iniciativa integra um processo de desenvolvimento institucional: “Este concurso é a continuidade do fortalecimento da Emater-MG nos últimos anos, com investimentos em nossos profissionais e na nossa estrutura”.
Os editais com informações detalhadas sobre inscrições, datas das provas, salários e descrição dos cargos devem ser divulgados em breve. A expectativa é que os concursos sejam realizados em 2026.
Com informações do Itatiaia