Vencer e seguir vivo no Mineiro. Essa é a missão do Cruzeiro neste sábado (18), diante do Villa Nova, às 19h, no estádio Castor Cifuentes, em Nova Lima, pela 6ª rodada do Estadual.
Com apenas cinco pontos ganhos e em terceiro lugar na tabela de classificação do Grupo C, o jogo é considerado como de ‘vida ou morte’ para a Raposa, que precisa da vitória para aumentar suas chances de classificação às semifinais do Mineiro.
Após um início muito ruim na competição, com uma vitória, um empate e duas derrotas (para América e Pouso Alegre), o time demonstrou poder de superação no clássico diante do arquirrival Atlético, na rodada passada, dando um pouco mais de ânimo ao torcedor celeste.
Mas o técnico Paulo Pezzolano não poderá repetir a escalação utilizada no clássico disputado no Independência.
O comandante uruguaio já teria o desfalque certo do lateral direito Wesley Gasolina, que sofreu um lesão no joelho direito no clássico e terá que passar por cirurgia.
Outra baixa é a do armador Nikão. Após sofrer uma entrada dura do atleticano Igor Gomes no clássico, o jogador levou seis pontos na canela da perna esquerda e ainda não conseguiu se recuperar completamente.
Pezzolano não adianta a escalação da equipe, mas é provável que Igor Formiga fique com a vaga de Gasolina e o volante Wallysson também ganhe uma nova oportunidade como titular no meio campo.
No momento, no elenco do Cruzeiro apenas Mateus Vital tem características mais próximas as de Nikão. Entretanto, ele acaba de se recuperar de lesão no tornozelo e ainda não teria as condições físicas ideias para aguentar um jogo de tanta ‘pegada’, como deve ser a partida no Alçapão do Bonfim.
A outra dúvida está no trio de zagueiros. Especulado como reforço do Cerro Porteño, do Paraguai, Brock treinou normalmente nesta sexta-feira (17) na Toca da Raposa e deve ir pro jogo, formando o setor ao lado de Lucas Oliveira e Reynaldo.
Jogando centralizado, Reynaldo teve boa atuação no clássico e seguirá como titular. Ele prevê parada dura em Nova Lima, mas acredita que o time terá bom desempenho.
“Tivemos alguns ajustes para que possamos fazer um grande jogo. Nós sabemos a importância desta partida para a sequência do campeonato. Sabemos também que será um jogo difícil, mas estamos preparados para ir lá e tentar a vitória”, afirmou.
O lateral esquerdo Kaiki e o atacante Stênio, que voltaram da seleção brasileira sub-20 apenas na quarta-feira (15), após a conquista do sul-americano da categoria, treinaram normalmente com o grupo, mas não tinham escalação confirmada.
Assim, o único setor da equipe que não deve passar por alterações é o ataque, que pode ser formado novamente por Wesley, Gilberto e Bruno Rodrigues, autor do gol celeste no clássico.
Leão também na luta
A partida também é decisiva para o Villa Nova. Com quatro pontos, o time está na lanterna do Grupo A, mas disputou um jogo a menos que seus adversários, já que a partida contra o Ipatinga foi adiada.
O time vem de derrota para a Caldense por 2 a 1, no Sul de Minas. Mesmo com o resultado, o técnico Cícero Júnior deve manter a mesma base da equipe. A dúvida principal parece ser no ataque, mas tudo indica que Thomasel será o titular.
Ficha técnica
Villa Nova x Cruzeiro
Villa Nova
Thiago Braga; Cleiton Silva, Luizão, Ruan Pablo e Gabriel Santos; Jorginho, Dodô, Igor Oliveira e Léo Reis; Alex Paulino e Thomasel. Técnico: Cícero Júnior
Cruzeiro
Rafael Cabral; Lucas Oliveira, Reynaldo e Brock; Igor Formiga, Neto Moura, Wallysson, Ian Luccas e Kaiki; Wesley, Gilberto e Bruno Rodrigues. Técnico: Paulo Pezzolano
Local: Castor Cifuentes, em Nova Lima
Horário: 19h
Motivo: 6ª rodada Campeonato Mineiro 2023
Árbitro: Wanderson Alves de Souza
Auxiliares: Guilherme Dias Camilo e Samuel Henrique Soares Silva
VAR: Emerson de Almeida Ferreira
Fonte: O Tempo