O Cruzeiro foi para São Paulo em busca de uma vitória sobre o favorito Palmeiras, porém, um empate também não era um mau negócio – mas nem um, nem outro, aconteceu. Em jogo válido pela 19ª rodada do Brasileirão Série A e disputado do início ao fim, a Raposa perdeu por 1 a 0, com gol marcado praticamente no último lance no Allianz Parque na noite desta segunda-feira (14/8).

Com esse resultado, o Cruzeiro fecha o primeiro turno da competição na 12ª posição, com 24 pontos – no final de semana, foi ultrapassado pelo Fortaleza, que acumula 26. Já o Porco sobe para a vice-liderança, com 34, 13 a menos que o Botafogo.

Times

O técnico Pepa levou a campo uma equipe com um esquema diferente dos últimos jogos, porém, rapidamente, precisou mexer no time. Entenda: ele estava utilizando três volantes, um meia e dois atacantes, mas resolveu voltar, para esta partida, aos três atletas de frente: Wesley, Arthur Gomes e Rafael Elias, primeira vez como titular.

No entanto, nos minutos iniciais, o meia Mateus Vital, que havia pegado a vaga de Matheus Pereira, lesionado, caiu de mau jeito e precisou ser substituído. Com isso, Filipe Machado, que começou no banco de reservas, entrou, e o time voltou a atuar com três meias defensivos: Jussa, Lucas Silva e Machado; sem um meia ofensivo e manteve os três atacantes.

Já Abel Ferreira, envolvido com a Copa Libertadores, podia ter levado ‘força máxima’ a campo, porém, resolveu poupar alguns jogadores titulares. O goleiro Weverton, o lateral-esquerdo Piquerez e o atacante Dudu não foram para o jogo com a delegação alviverde.

Na abertura do returno, a Raposa volta a atuar diante de sua torcida. O time enfrenta o Corinthians no próximo sábado (19/8), às 21h, no Mineirão – os ingressos já estão à venda.

O jogo

Bem defensivamente, o elenco visitante conseguiu neutralizar a maioria das jogadas ofensivas do mandante, que entrou para atacar desde os primeiros minutos. Com isso, o jogo, na primeira etapa, foi ‘morno’, e a defesa celeste não passou por grandes apuros.

Em contra-ataques, o Cruzeiro ofereceu alguns perigos, como em chute do lateral-direito William; com a bola desviando, deu trabalho ao goleiro adversário. Rafael Elias, centralizado, fez boas movimentações e tentou mostrar serviço.

Na volta do intervalo, Palacios, com características mais defensivas, entrou no lugar de William, enquanto o Porco foi com mais afinco ao ataque para tentar os três pontos em casa. Com isso, o Palmeiras criou mais chances de abrir o placar em comparação ao Cruzeiro, que apostou na velocidade.

Uma grande chance estrelada foi em meados do segundo tempo, quando Wesley partiu praticamente sozinho em direção ao gol, mas chutou para fora. Gilberto e Bruno Rodrigues entraram, indicando que o clube queria arrancar uma vitória fora de casa.

À medida que o tempo foi passando, os times continuavam em busca de balançarem as redes, e quem teve êxito foi o Palmeiras. Aos 50 minutos, à direita da área, Raphael Veiga cobrou, de esquerda. A bola, direcionada ao gol, foi desviada por Flaco López, que havia entrado há pouco tempo, e morreu no fundo das redes de Rafael Cabral – os celestes mais nada puderam fazer.

Ficha técnica

O quê: Palmeiras 1 x 0 Cruzeiro

Motivo: 19ª rodada do Campeonato Brasileiro Série A

Quando: segunda-feira, 14 de agosto de 2023 às 19h (de Brasília)

Onde: Allianz Parque, em São Paulo-SP

Palmeiras: Marcelo Lomba; Mayke, Gustavo Gómez, Murilo e Vanderlan; Zé Rafael (Flaco López), Gabriel Menino (Richard Rios) e Raphael Veiga; Artur (Luís Guilherme), John John (Breno Lopes) e Rony (Endrick). Técnico: Abel Ferreira

Cruzeiro: Rafael Cabral; William (Palacios), Neris, Luciano Castán e Marlon (Kaiki); Matheus Jussa, Lucas Silva e Mateus Vital (Filipe Machado); Wesley, Arthur Gomes (Bruno Rodrigues) e Rafael Elias (Gilberto). Técnico: Pepa

Arbitragem: Wagner do Nascimento Magalhães (RJ); Thiago Henrique Neto Corrêa Farinha (RJ) e Luiz Cláudio Regazone (RJ). VAR: Rodolpho Toski Marques (PR)

Gol: Flaco López, aos 50′ do 2ºT (PAL)

Cartões amarelos: Gustavo Gómez e Vanderlan (PAL); Matheus Jussa, Gilberto e Palacios (CRU)

Fonte: O Tempo Sports

COMPARTILHAR: