A capital paulista registrou a segunda morte por dengue do ano. O caso foi confirmado no Boletim de Arboviroses da Prefeitura de São Paulo dessa segunda-feira (31), e trata-se de um idoso de 69 anos, que tinha comorbidades e era morador da Mooca, zona leste de SP.
De acordo a Prefeitura de SP, os casos aumentaram 23% em uma semana.
A primeira morte em 2025 foi confirmada em 30 de janeiro, uma menina de 11 anos, moradora da região de Ermelino Matarazzo, na zona leste.
Em nota, a Secretaria Municipal da Saúde disse que o idoso começou a apresentar sintomas da doença no dia 7 de fevereiro e foi atendido em um hospital particular.
O homem morreu em 12 de fevereiro, data em que o Instituto Adolfo Lutz deu início à investigação epidemiológica para confirmar a causa da morte.
“Na região do caso, foram realizadas ações de bloqueios de criadouros no dia 15, e de nebulização nos dias 17, 18 e 19 de fevereiro”, informou a Secretaria de Saúde.
Segundo a pasta na cidade de São Paulo, 17.329 casos de dengue foram confirmados, 240 estão em investigação e outros 71 casos de mortes suspeitas ainda estão sob investigação.
Bairros em alerta
O bairros Jardim Ângela e Capão Redondo, ambos na zona sul, estão em situação de epidemia, com respectivamente, 384 e 333,2 casos da doença a cada 100 mil habitantes.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera que há uma epidemia da doença quando o índice de infectados supera 300 casos por 100 mil moradores.
Fonte: Mariana Manetta-Itatiaia