Uma briga entre parlamentares no Congresso de Taiwan interrompeu a votação de um projeto de lei de reforma legislativa apresentado pela oposição. Durante a votação, um deputado da base governista roubou o documento com o projeto e fugiu.
Um vídeo que circula nas redes sociais mostra uma briga generalizada no Parlamento taiwanês. Na troca de agressões, legisladores rodearam o assento do orador. Alguns deles saltaram sobre as mesas e puxaram outros deputados para o chão, inclusive mulheres.
No projeto, a oposição pretende dar ao Parlamento mais poderes de decisão sobre o governo, incluindo uma proposta para criminalizar deputados que sejam considerados responsáveis por declarações falsas.
O episódio ocorreu às vésperas da posse do presidente do país, Lai Ching-te, que foi eleito em janeiro. E deu uma prévia do que seu governo deve enfrentar no Congresso: Ching-te, cuja sigla é contrária à integração com Pequim, assumiu sem maioria no Parlamento.
O principal partido da oposição, o Kuomintang (KMT), tem mais assentos do que o Partido Democrático Progressista (PDP, na sigla original), que venceu as eleições em janeiro.
Fonte: O Tempo