Idelmar Valadão (Mestre Grande), do grupo Capoeira Gerais de Formiga, esteve na Europa entre o final de junho e início de julho para divulgar o esporte. Ele é seu aluno Teu, participaram de cerimônias de troca de graduações e ministraram palestras, cursos e workshops. Durante as três semanas em que ficou em solo europeu, ele promoveu shows  de capoeira nas ruas. Mestre Grande esteve na cidade francesa de Nice no dia 30 de junho para um evento. Nos dias 1, 2 e 3 de julho, o formiguense ministrou cursos e participou do evento conduzido pelo professor Tarzan em Potsdam, na Alemanha. Ele voltou para a França nos dias 9 e 10 de julho, na cidade de Draguignan, no Sul do país, para ministrar aulas e participar da cerimônia de troca de graduações dos alunos dos professores Tartaruga e Matheus Vinicius.

“Lá a capoeira é muito valorizada. Um aluno meu que dá aulas na França Mateus Vinicius, me recebeu em sua casa, me deu todo apoio que eu precisava, me acompanhou em toda passagem minha na Europa. Eu dei os cursos e o shows com o dinheiro que recebi consegui custear a viagem. Foi muito bom, gratificante e me deixou realizado. Tive ainda a oportunidade de conhecer várias cidades, como Berlim , Frankfurt, e várias cidades no sul da França e conhecer os Alpes franceses” comentou.

Segundo Mestre Grande, o objetivo da viagem foi divulgar o esporte e incentivar os alunos. “Eu planejei esta viagem a vida toda. O intuito foi realizar um sonho meu e motivar e incentivar os alunos a acreditarem que eles podem conquistar grandes coisas com foco e esforços. Devemos sonhar focar naquilo que acreditamos e sempre ter em nossa mente que somos capazes”, explicou.

COMPATILHAR: