Os candidatos do PT, Luiz Inácio Lula da Silva, e do PL, Jair Bolsonaro, irão disputar o segundo turno das eleições presidenciais em 30 de outubro.

O resultado do primeiro turno do pleito, realizado neste domingo (2), foi divulgado às 20h26 e confirmou a necessidade da segunda etapa de votação entre os dois, que polarizaram o cenário como opositores políticos, eleitorais e ideológicos.

Com 96,82% das urnas eletrônicas apuradas, o ex-presidente Lula, que disputa o retorno ao Palácio do Planalto, teve 47,84% dos votos. Bolsonaro, que tenta a reeleição para o cargo de presidente, conseguiu 43,70% votos.

Os números confirmam o panorama indicado por pesquisas de intenção de voto que colocava Lula à frente de Bolsonaro, mas contrariam os levantamentos que mostravam resultado em primeiro turno.

A definição dá como derrotados outros nove candidatos à Presidência da República: Ciro Gomes (PDT), Eymael (DC), Felipe D’Avila (Novo), Léo Péricles (UP), Padre Kelmon (PTB), Simone Tebet (MDB), Sofia Manzano (PCB), Soraya Thronicke (União) e Vera Lúcia (PSTU).

Fonte: O Tempo

COMPARTILHAR: