A região do Mar de Minas, um dos principais polos turísticos do Estado, registrou 100% de ocupação hoteleira durante o Carnaval 2025, consolidando-se como um dos destinos mais procurados para aqueles que buscam uma folia mais tranquila, conectada à natureza e ao turismo de experiência.
O crescimento da demanda reflete a diversificação do Carnaval mineiro, que oferece opções para públicos variados – da festa vibrante de Belo Horizonte e dos blocos de rua no interior até o chamado Carnaval da Tranquilidade, que vem se fortalecendo na região de Capitólio, Furnas e entorno.
“O Carnaval mineiro é plural, e o Mar de Minas prova isso. A região, que já é referência em turismo náutico e de natureza, agora se fortalece como destino para um Carnaval voltado ao descanso e à contemplação. Como temos dito, este é o Carnaval do equilíbrio: Minas para Minas, Minas para o Mundo e o Mundo para Minas”, afirmou Leônidas Oliveira., secretário de Estado de Cultura e Turismo,
Nivel do lago
Na reunião com os prefeitos da região, foi reforçada a importância da manutenção da cota 762 do lago de Furnas, essencial para a preservação da atividade turística e econômica. O encontro também tratou da ampliação da infraestrutura turística, do fortalecimento da promoção da região no Brasil e no exterior e do desenvolvimento sustentável da atividade turística.
Turismo em expansão
A visita reforça o compromisso do governo de Minas com a valorização do turismo e da economia da criatividade como motores do desenvolvimento regional. Com hospedagens lotadas, movimentação intensa em bares, restaurantes e atividades de turismo náutico, o Carnaval 2025 no Mar de Minas já se destaca como um dos mais bem-sucedidos da história da região.
Com opções que vão das festas populares às experiências mais exclusivas, o Carnaval de Minas se consolida como um dos mais diversos do país, movimentando todas as regiões e atendendo a diferentes perfis de turistas.
“Esses números refletem não apenas a alta procura por descanso e lazer durante o Carnaval da Tranquilidade, mas também o fortalecimento do turismo na Grande Belo Horizonte e no interior de Minas, consolidando-se como um destino cada vez mais valorizado pelos visitantes”, avalia Fabiana Silveira, diretora jurídica da Associação de Hotéis de Lazer de Minas Gerais.
Fonte: O Tempo