Um motorista foi detido na noite desse domingo (17) com mais de 100 pássaros da espécie trinca-ferro dentro de um veículo na BR-354, em Pouso Alto (MG).
A ocorrência foi registrada por volta de 20h, na altura do km 735. Segundo a Polícia Rodoviária Federal, os policiais deram ordem de parada para um carro Corsa, com placas de Nova Iguaçu (RJ).
Em vistoria ao veículo, a PRF encontrou várias gaiolas para transportes e redes com espaço muito reduzido dentro do porta-malas. Ao todo, havia 128 pássaros silvestres da espécie trinca-ferro, silvestres típicos da Mata Atlântica.
O condutor do carro e a passageira contaram ter comprado os pássaros em Carmo de Minas (MG). As aves seriam vendidas em uma feira em Duque de Caxias (RJ).
Após uma pesquisa de antecedentes criminais, foi constatado que o suspeito de 59 anos já tem outros três registros pelo mesmo tipo de crime. A ocorrência foi identificada como o previsto no art. 29 da Lei 9605 que trata de matar, perseguir, caçar, apanhar, vender espécimes da fauna silvestre.
Conforme a PRF, o homem foi encaminhado para a Polícia Ambiental Militar para identificação técnica e medidas cabíveis.
Fonte: G1 Sul de Minas