O papa Francisco nomeou Dom José Carlos de Souza Campos, então Bispo de Divinópolis, para a Arquidiocese de Montes Claros. A nomeação foi nesta quarta-feira (14) e a previsão é de que ele assuma a arquidiocese da cidade do Norte de Minas em fevereiro.

Com a transferência, a Diocese de Divinópolis se torna Vacante – expressão latina usada pela igreja para dizer que uma Sede Episcopal está sem o ocupante do governo pastoral.

Neste período, a Igreja Particular fica aos cuidados de um administrador diocesano – que será eleito pelo Colégio de Consultores entre os padres da diocese de Divinópolis. A eleição vai ocorrer até uma semana depois da posse de Dom José em Montes Claros.

O administrador poderá desempenhar algumas funções limitadas pelo Código de Direito Canônico.

A Arquidiocese de Montes Claros estava vacante desde 9 de dezembro de 2021 depois que Dom João Justino foi transferido para a Arquidiocese de Goiânia (GO). Dom José Carlos será o quarto arcebispo metropolitano de Montes Claros.

Dom José Carlos

Dom José Carlos de Souza Campos tem 54 anos, é natural de Itaúna e faz parte do Clero de Divinópolis.

Ele estava como pastor da Igreja Particular há 8 anos – desde o dia 25 de maio de 2014. Nesta data, ocorreu a Ordenação Episcopal e Posse Canônica, na Catedral do Divino Espírito Santo.

Dom José Carlos entrou para o Seminário Diocesano, em Divinópolis, em 1982 e morou no seminário em Pará de Minas em 1984 e 1985. A ordenação sacerdotal foi em Itaúna, em 1993.

Mudou-se para Belo Horizonte onde cursou filosofia e teologia. Dom José Carlos cursou mestrado em teologia na Pontificia Università Gregoriana, em Roma, de 2000 a 2002.

Foi professor em Belo Horizonte e Pará de Minas. Trabalhou no Colégio Berlaar Sagrado Coração de Maria, como professor de Língua Portuguesa, lecionou filosofia e espanhol no Seminário São José e foi professor de filosofia da religião, antropologia filosófica e outras disciplinas em escolas da região.

Fonte: G1

COMPARTILHAR: