Na sexta-feira (28), foi realizada, na Casa do Engenheiro, sede da Secretaria de Cultura, mais uma reunião do Conselho Municipal de Cultura de Formiga – Comcult.

Durante o encontro, foi lida uma carta do Fórum Mineiro de Reinados e Congados endereçada à subcomissão de cultura do Estado de Minas, que teve o intuito de alertar o Estado sobre a importância da inclusão das culturas populares nas Políticas Públicas, especialmente, nas leis como a Lei Paulo Gustavo – LPG.

Além disso, o secretário Municipal de Cultura, Alex Arouca, explanou aos demais conselheiros sobre as estratégias para execução dos recursos da LPG em Formiga. A administração municipal pretende lançar 7 editais, sendo 6 deles direcionados ao setor de audiovisual e um para as demais áreas da cultura. Os Conselheiros debateram sobre o plano da e, ao final, aprovaram as ideias.

Essa foi a última reunião ordinária da composição atual do Conselho que, após dois anos de trabalho, será renovado. Novos conselheiros deverão ser nomeados pelo Prefeito, a partir de agosto. Para isso, foi aberto, no APP Formiga, um cadastramento para que agentes culturais formiguenses manifestem interesse em participar do COMCULT, que é um órgão colegiado, consultivo e normativo, que integra a estrutura básica da cultura formiguense.

Quem tiver interesse deve acessar o APP Formiga, na aba Cultura, e preencher as informações solicitadas no ícone “Manifestação para participação no COMCULT”. É importante que o agente cultural indique o setor cultural que deseja representar, dentre um dos citados no inciso II do Art. 24 da Lei nº 5.610:

  1. a) Artes Cênicas (teatro, dança, capoeira e congêneres);
  2. b) Artes Visuais (artes plásticas, artesanato, fotografia, artes gráficas e congêneres);
  3. c) Música;
  4. d) Literatura;
  5. e) Associações de Congado ou Folia.

A Administração Municipal mantém, também, uma consulta pública, online, com o objetivo de identificar o perfil dos artistas e demais trabalhadores da cadeia cultural formiguense que continua aberta e pode ser acessada por meio do APP Formiga, ou pelo link:

É muito importante que os interessados respondam à Consulta Pública e participem das oitivas, mas, também, que conheçam a Lei, que pode ser acessada pelo link. 

Dúvidas e sugestões podem ser enviadas para o e-mail: [email protected].

Fonte: Decom

 

COMPARTILHAR: