A Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) de Minas Gerais informou a caracterização da região de Diamantina como produtora de Queijo Minas Artesanal (QMA).

Segundo a pasta, o trabalho de levantamento histórico e produtivo regional foi realizado pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) e o processo está em avaliação final para publicação pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA).

Minas possui atualmente oito regiões caracterizadas como produtoras de QMA – Araxá, Campos das Vertentes, Canastra, Cerrado, Serra do Salitre, Serro, Triângulo Mineiro e Serras da Ibitipoca. Além disso, há cinco regiões produtoras de outros tipos de queijos artesanais:  Vale do Jequitinhonha, Vale do Suaçuí, Alagoa, Serra Geral (Norte de Minas) e Mantiqueira de Minas. A Emater-MG estima que 9 mil produtores estejam em regiões caractereizadas, de um total de 30 mil no Estado.

“O Queijo Minas Artesanal é a preservação de uma tradição de séculos de existência. Aliado a essa história, este produto representa a principal renda ou a complementação dos produtores. O queijo é uma alternativa à venda do leite para muitos deles, possibilitando a agregação de valor. O que se observa nas microrregiões produtoras de Queijo Minas Artesanal é a transferência do ‘saber fazer’ essa iguaria de pais para filhos, permitindo a manutenção da tradição”, afirma Fernanda Quadros, engenheira de alimentos da Emater-MG, em nota enviada à imprensa.

Fonte: O Tempo

COMPATILHAR: