Redação UN
O congestionamento do trânsito nos horários de entrada e saída de alunos de uma instituição de ensino, localizada na praça José Barbosa Júnior, no Centro de Formiga, tem deixado motoristas e moradores do entorno revoltados.
O jornal recebeu reclamações sobre a situação caótica no local. O relato de um morador da região é que os pais dos alunos “aglomeram” os veículos, estacionam em locais proibidos, inclusive em frente às garagens de residências do entorno da praça.
Ele relatou ainda que, em dias de chuva, o perigo de acidentes é iminente, visto que o fluxo de veículos aumenta consideravelmente chegando a congestionar as ruas adjacentes. “Já teve dia em que uma ambulância do Samu não obteve passagem preferencial em meio ao congestionamento”.
O reclamante comentou ainda que se houvesse um agente fiscalizador no local, o trânsito fluiria melhor. “Deveriam colocar ali um agente de trânsito fiscalizando e multando os motoristas infratores e ajudando a organizar os veículos que precisam parar e os que vão prosseguir”.
Diante dos questionamentos, o Portal UN procurou o Departamento de Trânsito, que faz parte da Secretaria de Obras, que por meio de nota, informou sobre a situação do local.
Confira a íntegra:
“A Secretaria Municipal de Obras e Trânsito informa que o local em questão (Praça José Barbosa Júnior – nas proximidades do Colégio Santa Teresinha) passou por análise da equipe de Engenharia de Trânsito e foram constatadas as seguintes infrações:
• Condutores estacionam ou param seus veículos do lado direito da via (sentido Centro-Bairro), local com placa regulamentadora de PROIBIDO ESTACIONAR;
• Condutores estacionam seus veículos do lado esquerdo da via (sentido Centro-Bairro) local que não dispõe de condição viária para tal, pois não há recuo para estacionamento e o estacionamento já é proibido perante a Legislação;
• Condutores fazem a parada dos seus veículos no meio da pista de rolamento para embarque e desembarque dos alunos, o que é proibido segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Todos os tópicos citados caracterizam infrações ao CTB e para tal há penalidades, como multas e medidas administrativas (remoção de veículos). Além das infrações, todos os pontos identificados contribuem de sobremaneira para o mau funcionamento do trânsito na região, haja vista que a via possui, aproximadamente, 6 metros de largura, dimensão que não comporta carros estacionados dos dois lados da via além do fluxo normal de uma pista de rolamento.
Como ponto preponderante para melhoria do fluxo de veículos na região, é de fundamental importância respeitar a sinalização e as normas de trânsito.
Não obstante essa necessidade, a Secretaria de Obras e Trânsito está finalizando um estudo que visa reestruturar parte do local, em que haverá uma melhor fluidez do trânsito e maior segurança aos transeuntes do local. Tal medida ainda passará por aprovações internas da Secretaria Municipal de Obras e Trânsito.
Como medida inicial, solicitaremos à Polícia Militar a intensificação da fiscalização no local, principalmente nos horários de grande circulação de veículos”.