Redação UN

Falta menos de um mês para as Eleições 2022, nas quais está previsto comparecerem cerca de 156.454.011 brasileiros, que votarão em seus candidatos para os cargos de: deputados federais, deputados estaduais, deputados distritais, senadores, governadores e o presidente da República – esses que iniciarão seus trabalhos em janeiro de 2023.

A equipe do portal UN entrou em contato com o chefe do Cartório Eleitoral de Formiga, Marcos Eugênio Lopes, para obter mais informações a respeito das eleições deste ano.

De acordo com ele, Formiga recebeu, no total, 237 urnas eletrônicas com biometria, sendo 217 delas urnas de sessão e 20 para contingência (caso necessidade de substituição).

Desde o dia em que chegaram, em 23 de agosto, os equipamentos foram submetidos a testes para validar a eficiência e conferir se não apresentavam falhas técnicas ou peças com defeitos.

Ademais, a preparação oficial das urnas para as eleições começou no sábado (17) e está prevista para terminar nesta terça-feira (20). O procedimento em si consiste em inserir informações de eleitores e candidatos.

Já entre os dias 26 e 30 deste mês, será feita a conferência da tela das urnas para verificar se as mesmas estão em perfeito funcionamento para atender aos municípios de Formiga, Córrego Fundo e Pimenta – que fazem parte da zona eleitoral de Formiga. Se algum equipamento apresentar defeito, será feita a substituição do mesmo.

A próxima e última etapa será as eleições. Habitantes das três cidades devem se dirigir, no dia 2 de outubro, entre 8h e 17h, aos locais de votação para elegerem seus escolhidos. Os resultados serão divulgados no mesmo dia.

É importante ressaltar que, o não cumprimento da lei pode acarretar no pagamento de multa. Caso não seja justificada a ausência do eleitor ou a quitação do débito com a Justiça Eleitoral, o mesmo não conseguirá prestar serviço público, tirar ou renovar passaporte, receber vencimentos, remuneração, salário ou proventos de função ou emprego público, renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo, entre outras.

Para que exerçam o direito ao voto, é necessário que levem apenas um documento de identificação oficial com foto, pois a apresentação do título eleitoral no dia do pleito não é obrigatória.

 

Com informações do Tribunal Superior Eleitoral e do Cartório Eleitoral de Formiga

COMPATILHAR: