O destino de Matheus Pereira pode estar mesmo fora do Cruzeiro. Nas últimas horas, o clube celeste recebeu uma proposta de uma equipe do futebol europeu pelo seu camisa 10.
O clube em questão é o Zenit, da Rússia. Os valores oferecidos à Raposa pelo atleta não foram divulgados, mas, já somados os possíveis bônus, de acordo com o desempenho de Matheus Pereira, podem chegar à casa dos 28 milhões de euros (cerca de R$ 165 milhões).
A questão é que a situação tem que ser definida de forma rápida, já que a janela de transferências para inscrição de atletas na Rússia se encerra nesta quinta-feira (20).
Recentemente, Matheus Pereira revelou ter pedido à diretoria celeste para ser negociado ao futebol europeu. Como a esposa está grávida, ele afirmou que gostaria que o filho nascesse na Europa. A fala do jogador não repercutiu muito bem entre parte da torcida celeste.
Matheus Pereira já vinha sendo alvo de críticas por suas atuações. No clássico contra o Atlético, por exemplo, ainda na fase de grupos do Estadual, o meia foi vaiado por parte dos torcedores presentes no Mineirão ao ser substituído.
Contratado pelo Cruzeiro no final de julho de 2023, junto ao Al Hilal, Matheus Pereira revelou estar realizando o sonho antigo de jogar pelo ‘clube de seu coração’, já que, na infância, era torcedor celeste.
O jogador, entretanto, teve seu início de trajetória na Raposa prejudicada por uma lesão no ligamento do joelho esquerdo. Ao se recuperar da lesão, Matheus Pereira conseguiu voltar a atuar em alto nível e se transformou no destaque da equipe celeste.
Em junho do ano passado, a Raposa exerceu o direito de compra do meia junto ao Al Hilal por cerca de R$ 30 milhões e assinou contrato em definitivo com Matheus Pereira até junho de 2025.
Pelas boas atuações com a camisa celeste, Matheus Pereira acabou sendo convocado pelo técnico Dorival Júnior para a partida da seleção brasileira diante do Peru, pelas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo.
Entretanto, assim como praticamente toda a equipe, na reta final da temporada, o futebol de Matheus Pereira caiu de produção.
O meia ainda teve que conviver com críticas de torcedores que o acusavam de ‘sumir’ em jogos decisivos, como o da final da Copa Sul-Americana, por exemplo, quando o Cruzeiro foi batido pelo Racing por 3 a 1.
No total, Matheus Pereira fez 83 partidas pelo Cruzeiro (incluindo os dois amistosos da pré-temporada deste ano, diante de São Paulo e Atlético), tendo marcado 13 gols. Confira o desempenho do jogador, ano a ano, com a camisa celeste:
- 2023: 15 jogos – 1 gol, 1 assistência, um cartão amarelo;
- 2024: 59 jogos – 11 gols, 15 assistências, 19 amarelos, 1 vermelho;
- 2025: 9 jogos – 1 gol, 1 assistência, 1 amarelo.
Fonte: O Tempo