O governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, informou nessa quinta-feira (21) que está revisando os vistos americanos válidos de mais de 55 milhões de pessoas. A medida pode afetar inclusive brasileiros que já possuem o documento, seja para turismo, estudo ou trabalho.

Em resposta à agência Associated Press (AP), o Departamento de Estado americano afirmou que todos os portadores de vistos estão sujeitos a uma “verificação contínua”. Isso significa que estrangeiros que violarem regras de entrada ou permanência nos Estados Unidos poderão ter seus vistos revogados.

Segundo o órgão, pessoas em situação irregular dentro do país também estarão sujeitas à deportação. Entre os “indicadores de inelegibilidade” citados estão:

• Permanência nos EUA além do prazo permitido pelo visto;
• Atividade criminosa, dentro ou fora dos EUA;
• Ameaças à segurança pública;
• Envolvimento ou apoio a atividades terroristas.

O anúncio ocorre na mesma semana em que o Serviço de Cidadania e Imigração dos Estados Unidos (USCIS) informou que passará a considerar o “antiamericanismo” como critério na análise de solicitações de visto.

Ainda nesta quinta-feira, o secretário de Estado, Marco Rubio, anunciou a suspensão imediata da emissão de vistos de trabalho para caminhoneiros estrangeiros. Segundo publicação feita por Rubio na rede social X, “o número crescente de motoristas estrangeiros que conduzem grandes caminhões-tratores nas estradas dos EUA está colocando vidas americanas em risco e prejudicando os meios de subsistência dos caminhoneiros americanos”.

Com informações do Itatiaia

COMPARTILHAR: