A AB Nascentes das Gerais dá início às ações do projeto Agente Mirim de Trânsito. Neste ano participarão 47 escolas e cerca de 2.100 alunos receberão conteúdos em forma de palestra online nas cidades de Juatuba, Mateus Leme, Itaúna, Carmo do Cajuru, Divinópolis, Formiga, Piumhi, Capitólio, Passos e São Sebastião do Paraíso.
Desenvolvido pelo Plano de Gestão Social (PGS) da AB Nascentes das Gerais, o Agente Mirim tem parceria com as Superintendências Regionais de Ensino, Secretarias Municipais de Educação, Secretarias de Trânsito, Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER/MG) e com a Polícia Militar de Minas Gerais. O foco do projeto é capacitar as crianças, que tenham idade entre 10 e 11 anos, para serem agentes multiplicadores da educação para o trânsito, por meio de palestras nas escolas sob a área de influência do Sistema MG-050/BR-265/BR-491.
A capacitação deve abranger, nesta primeira fase, aulas online sobre fundamentos do trânsito e como parte do aprendizado, a concessionária também distribuirá centenas de “bloquinhos de multa” para que as crianças possam “autuar” os pais, familiares e amigos quando cometerem qualquer infração no trânsito. Já a segunda fase do projeto será presencial, com formatura dos alunos e entrega de “Certificado de Agente Mirim” e botton de condecoração. Neste evento, os agentes mirins terão a oportunidade de conversar com profissional agente de trânsito ou policial militar. Para o encerramento está prevista uma apresentação teatral sobre trânsito de agosto até meados de setembro.
A coordenadora do PGS da AB Nascentes das Gerais, Bárbara Vitor, aposta na conscientização desde cedo, por acreditar que as crianças são multiplicadoras das boas práticas no trânsito. “O propósito da educação infantil para o trânsito é formar cidadãos mais conscientes, cuidadosos e responsáveis nas estradas das cidades do país, de modo a tornar a preservação da vida uma prioridade. Além disso, uma criança bem informada pode fazer os adultos recordarem aquelas regras básicas”, destaca.
Fonte: AB Nascentes das Gerais