Pode até parecer brincadeira de criança, mas trote é algo sério e demonstra total falta de respeito para com os serviços de emergência. Neste contexto, o 10° Batalhão de Bombeiros Militar de Minas Gerais alerta sobre o perigo dos trotes.

Os atendentes do Cobom que atuam nas linhas de emergência são altamente treinados para filtrar as ligações direcionadas para o Corpo de Bombeiros via o tridígito 193, que deve ser acionado somente em casos de emergência, urgência e perigo iminente.

Durante uma ligação, os atendentes realizam todas as perguntas necessárias ao solicitante sobre o fato visando confirmar a veracidade da ocorrência e empregar o melhor tipo de recurso no atendimento.

Sendo a equipe é acionada para atendimento a um trote, pode ocorrer, ao mesmo tempo, uma ou mais situações reais de perigo que necessitam de deslocamento das equipes de socorro, o que trará sérias consequências.

A prática de trote é principalmente utilizada por crianças e adolescentes em seu tempo livre, e ocorrem com maior frequência durante o período de férias. Portanto, os pais ou responsáveis devem supervisionar o uso do telefone ou do celular, evitando a utilização equivocada do serviço telefônico de emergência.

Fonte: Corpo de Bombeiros

COMPARTILHAR: