O prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), lança oficialmente, nesta segunda-feira (26), sua pré-candidatura à reeleição. Fuad, que sucedeu Alexandre Kalil (PSD), em 2022, quando o então prefeito deixou o cargo para concorrer ao governo do Estado, vinha fazendo mistério se seria ou não candidato à reeleição, apesar de dar sinais de que concorreria ao pleito deste ano.
O evento que vai anunciar a pré-candidatura do atual prefeito da capital mineira terá a presença de lideranças do partido, como o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab (SP), com quem Fuad esteve no começo deste mês; o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG); o ministro das Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD-MG), e o presidente da legenda no estado, o deputado estadual Cássio Soares. O lançamento será na sede da legenda, na rua Araguari, Barro Preto, na região Centro-Sul de Belo Horizonte.
A incógnita agora é quem será o vice-candidato na chapa de Fuad. Nas eleições passadas, o prefeito esteve ao lado das candidaturas petistas, em um arranjo que culminou com o apoio do partido dele à eleição de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e à indicação de Silveira para o Ministério das Minas e Energia.
Hoje, o PSD é uma das legendas de centro mais próximas do presidente Lula. Há quem aposte que essa aproximação vai se seguir nas eleições para a capital mineira e na disputa pelo governo de Minas. Especulações dão conta de que Pacheco, correligionário de Fuad, seja candidato a governador, com o apoio de Lula.
Em relação à candidatura à PBH, a principal aposta é uma composição com o PT, que já lançou como pré-candidato o deputado federal Rogério Correia.
Avaliação positiva
O clima no partido é de otimismo, já que as chances de eleição são estatisticamente maiores para quem já ocupa algum cargo. O desafio, de acordo com integrantes da legenda, é tornar o nome do prefeito, que assumiu o comando do município em março de 2022, conhecido da população e atrelar seu nome à gestão municipal.
Segundo um levantamento realizado pelo instituto de pesquisa Doxa, entre 21 e 23 de outubro do ano passado, com aplicação de questionários a 1.350 moradores da cidade, a gestão de Fuad à frente da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), é apontada como ótima ou boa por 37% da população da capital mineira e regular, com viés positivo, por outros 23% dos respondentes.
Fonte: Estado de Minas