O Corpo de Bombeiros em Formiga foi acionado, na manhã desta quarta-feira (7) para a captura de um gambá no jardim de uma residência na rua João Francisco de Paula, no Centro de Formiga.
O animal estava em uma árvore de pequeno porte e, após capturado, foi conduzido a uma área de mata, na zona rural do município, onde foi devolvido à natureza sem lesões.
Os mamíferos que frequentemente oferecem riscos aos humanos ou outros animais, que apresentam maior recorrência de chamados junto ao CBMMG são:
Gambá: tem como defesa os dentes. O gambá brasileiro não exala odor desagradável, característica essa peculiar ao gambá norte-americano.
Tamanduás: têm como defesa as patas dianteiras (unhas) e o “abraço”, momento este que os animais ficam num tripé formado por pernas traseiras, cauda e patas dianteiras.
Capivara: Não possui dentes caninos, mas possuem molares que trituram alimentos e dentes incisivos (da frente) bem desenvolvidos. Os dentes são seus principais mecanismos de defesa.
Morcego: possui como defesa os dentes. É grande transmissor de doenças, principalmente pelas fezes.
Equídeos: tem como defesa a cabeça, coice e esporadicamente os dentes.
Bovídeos: tem como defesa a cabeça e coice.
Javali: tem como defesa cabeça e dentes.
Macaco: possui grande força nos membros superiores e tem com defesa socos, mordidas e unhas.
Cães, Lobos, Gatos e Onças: possuem como defesa dentes e garras. Dependendo da espécie apresentam muita agressividade.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, todos os mamíferos possuem o potencial de transmitir a raiva por meio de mordidas, arranhões e lambeduras.
Fonte: Corpo de Bombeiros

Foto: divulgação Corpo de Bombeiros

Foto: divulgação Corpo de Bombeiros