“Memórias de uma Gueixa” escrito por Arthur Golden é a dica de leitura para esta semana.

O Projeto “No Meio do Caminho tem um Livro” é idealizado pelas três Bibliotecas Públicas de Formiga.

A obra fascinante nos transporta para o Japão do período pré e pós-Segunda Guerra Mundial. O livro oferece uma visão particular e envolvente sobre uma personagem que permeia o imaginário ocidental: as gueixas. Presente na vida cultural japonesa, estas artistas possuem a função de entreter em festas, reuniões ou banquetes.

A história é narrada pela protagonista, Chiyo, que, após ser separada de sua família, é levada para uma casa de gueixas em Kyoto. Ao longo do livro, acompanhamos sua jornada de transformação, desde sua infância difícil até se tornar a renomada gueixa, Sayuri.

O autor teceu uma narrativa rica em detalhes, revelando os intricados rituais, costumes e a hierarquia peculiar da sociedade gueixa. Sayuri, com sua inteligência e perseverança, enfrenta desafios, rivalidades e o cenário caótico da guerra, proporcionando ao leitor uma imersão profunda na cultura e tradições milenares do Japão.

Sayuri, a protagonista, demonstra uma inclinação para se encantar por homens bondosos, notável desde o início, ao ser influenciada pelo senhor Tanaka, uma figura masculina benevolente, semelhante ao presidente, seu grande amor. Contudo, para contrastar essas personalidades cativantes, surge Nobu, um homem franco e amargo, que expressa suas opiniões, mas é cativado pela presença da gueixa.

Além de explorar os aspectos históricos do Japão, “Memórias de uma Gueixa” destaca temas universais como amor, sacrifício e a busca pela identidade O escritor Arthur Golden, soube dar vida aos personagens e à atmosfera nipônica da época, fazendo deste livro uma leitura envolvente e inesquecível, proporcionando uma jornada emocional e cultural única para os leitores.

Esta e outras incríveis histórias podem ser encontradas na Biblioteca Osório Garcia – localizada na Rua Alfa, n º 59 – no Ouro Negro.

Fonte: Biblioteca Pública

Imagem: divulgação biblioteca

COMPARTILHAR: