Uma mulher, de 59 anos, recebeu, por engano, a 5ª dose da vacina contra a Covid-19 em Juiz de Fora.

Segundo a mulher, que é pré-diabética, a mesma foi até a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Bairro Santa Cecília na quarta-feira (29) para se vacinar contra a gripe, no entanto, foi aplicado o imunizante da Janssen.

“Foi um erro imperdoável da aplicadora. Eu recebi a 4ª dose há 15 dias e ontem a 5ª. Estou indignada e bastante assustada”, relatou a usuária.

Ainda conforme a mulher, ela percebeu o equívoco quando a enfermeira pediu o outro braço dela para aplicar uma segunda vacina. “Fiquei desesperada e não tomei a da gripe, mas consta no cartão. Exigi que marcassem a 5ª dose no documento. Fica o alerta para a população”, completou.

Em nota, a Prefeitura informou que o supervisor da UBS tomou todas as providências necessárias “informando a usuária logo após o fato ocorrido. Não há nenhum risco de saúde para a usuária que recebeu o imunizante”.

Riscos?

De acordo com o médico infectologista Marcos Moura, na maioria das vezes não há problemas, mas é importante ficar atento ao período entre as doses.

Relembre outros casos:

“Na prática não tem problema, não tem efeito colateral, mas se ela tomou em um curto período de tempo pode ter efeitos da própria vacinação, mas na maioria das vezes não tem. São vacinas seguras e depende também de quais imunizantes ela tomou antes. Não é o protocolo, mas não há riscos”, explicou.

Foto: Jeanette de Souza/Arquivo pessoal

Fonte: G1

COMPATILHAR: