Uma operação contra o tráfico de animais silvestres, coordenada pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), foi realizada nesta quarta-feira (29) em 11 estados brasileiros. De acordo com o órgão, mais de 40 mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Belo Horizonte e na Região Metropolitana da capital.

Batizada de Operação Libertas, a ação revelou um esquema que operava com animais silvestres capturados no Norte de Minas Gerais e na Bahia, posteriormente levados para o interior do Rio de Janeiro. Além do tráfico, foram identificados crimes como receptação, falsificação de documentos, maus-tratos e organização criminosa.

Além de Minas Gerais, participaram da operação os estados de Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro, Alagoas, Ceará, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Maranhão e Bahia.

A ação foi coordenada pela Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público de Meio Ambiente (Abrampa), por meio do Projeto Libertas, em parceria com o MPMG.

Animais resgatados

Os animais apreendidos foram encaminhados a centros de reabilitação do Ibama e de órgãos estaduais. Após receberem cuidados veterinários, aqueles com condições de sobrevivência serão devolvidos à natureza. Os demais permanecerão sob cuidados em criadouros conservacionistas ou zoológicos autorizados.

Com informações do G1 Sul de Minas

 

COMPARTILHAR: