O Caps II, que é ligado à Secretaria Municipal de Saúde, realizará, de 15 a 19 de maio, a Semana da Luta Antimanicomial. Confira a programação:
- 15/5 (segunda-feira): Projeto “Rimas e Rumos” – Cras 4, no Bairro Novo Horizonte, às 8h30.
- 16/5 (terça-feira): “Dia da Beleza” – Sede do Caps, às 8h30.
- 17/5 (quarta-feira): Cinema Comentado – Sede do Caps, às 13h.
- 18/5 (quinta-feira): Passeata saindo da ponte do Bairro Engenho de Serra, às 8h.
- 19/5 (sexta-feira): Bingo na sede do Caps, às 11h.
Luta Antimanicomial
O dia 18 de maio é lembrado em todo país como o “Dia Nacional da Luta Antimanicomial”. O Movimento da Luta Antimanicomial se caracteriza pela luta por direitos das pessoas com sofrimento mental. No centro desse movimento está o combate ao estigma e à exclusão de pessoas em sofrimento psíquico grave, em nome de pretensos tratamentos.
O Movimento Antimanicomial faz lembrar que, como qualquer cidadão, pessoas com transtornos mentais têm o direito fundamental à liberdade, o direito a viver em sociedade, além do direito a receber cuidado e tratamento, sem que para isto tenham que abrir mão de seu lugar de cidadão.
Com o lema “por uma sociedade sem manicômios”, o CAPS tem papel importante em levantar questionamentos quanto ao modelo clássico de assistência centrado em internações em hospitais psiquiátricos, denunciar as graves violações aos direitos das pessoas com transtornos mentais e contribuir com a reorganização do modelo de atenção em saúde mental a partir de serviços abertos, comunitários e territorializados, buscando a garantia da cidadania de usuários e familiares, historicamente discriminados e excluídos da sociedade.
Fonte: Decom